O uso de campanhas de links patrocinados pode ajudar uma empresa a aumentar o seu faturamento e obter mais visibilidade. Porém, antes de começar a usar essa poderosa ferramenta, você precisa conhecer as métricas do Google Adwords que o ajudarão a navegar pelo mundo das campanhas pagas.
Essas métricas são importantes pois ajudam a prever o custo de uma campanha, a otimizar o retorno obtido na ação e também a corrigir em “tempo real” erros que tenham sido cometidos. Para quem aprende melhor na prática, ficar de olho nessas 5 métricas que selecionamos vai facilitar sua curva de aprendizado.
Confira abaixo:
As 5 mais importantes métricas do Google Adwords
1. Taxa de rejeição
A taxa de rejeição é uma métrica essencial para dizer ao Google e para você qual o comportamento do seu público depois que ele clicou no seu anúncio. Basicamente, essa métrica conta a porcentagem de pessoas que entrou no seu site através do anúncio e depois saiu sem visitar nenhuma outra página.
Basicamente, essa métrica conta quantas pessoas “rejeitaram” o conteúdo oferecido pelo seu anúncio. Um valor muito alto diz para o Google que seu material não é tão relevante assim (o que aumenta o custo da sua ação) e também mostra que você não está conseguindo conversar com o seu público como planejado.
2. CTR
Uma das mais importantes métricas do Google Adwords é o CTR, ou click-through rate (taxa de cliques, em português). Essa métrica entrega, em porcentagem, a quantidade de pessoas que efetivamente clicou no seu anúncio comparado com a quantidade de pessoas que viu a campanha.
Ou seja: o CTR mede a eficiência da sua campanha, bem como a eficiência de campanhas dos concorrentes.
Quanto mais alto for o seu CTR, mais eficiente é a sua campanha em atrair cliques dos usuários no Google. Quanto menor for, menos eficiente é a campanha montada dentro do Adwords.
3. CPC
Quem quer começar a trabalhar com o Adwords ou já ouviu falar no sistema dos links patrocinados considera o CPC como a métrica mais importante de todas. Esse dado, de fato, é muito valioso.
Essa métrica revela o custo por clique da sua campanha no Google Adwords. Basicamente, o CPC tem duas funções essenciais: controlar o orçamento (quanto menor o CPC, menor será o custo total da campanha) e medir a qualidade do anúncio (mais detalhes a seguir).
4. Índice de Qualidade
O índice de qualidade é uma das mais importantes métricas do Google Adwords e é, sem dúvidas, essencial para o sucesso da sua campanha paga no programa.
Em poucas palavras, ele é uma nota de 1 a 10 concedida pelo Google para essa campanha. Essa métrica funciona como uma espécie de avaliação e projeção do sucesso da sua ação no Adwords.
Quanto maior a métrica, mais relevante é a sua campanha na definição do Google Adwords e, portanto, maior deverá ser a sua taxa de cliques, menor a taxa de rejeição e menor o CTR. Quanto pior for o índice de qualidade, piores serão os outros indicadores.
Por isso, fique sempre de olho neste dado das suas campanhas (veja o valor de cada campanha no campo “análise de palavras-chave”) para entender qual das suas ações precisa ser otimizada.
5. ROI
Por fim, chegamos ao ROI (retorno sobre investimento). Essa métrica é muito importante do ponto de vista financeiro pois entrega o retorno (em porcentagens) obtido através da campanha no Adwords.
É através do ROI que podemos entender quanto foi ganho através da campanha feita, quão lucrativa ela foi e até mesmo comparar campanhas do Adwords com outras ações de marketing.
Acompanhando essas 5 métricas do Google Adwords, você poderá ter um controle mais preciso da eficiência e da qualidade das suas campanhas pagas.
Para saber mais sobre indicadores de desempenhos e como eles podem beneficiar a sua vida profissional, confira esse artigo com os 5 KPIs mais importantes para a gestão da sua empresa!