Fidelização de clientes: 5 medidas para adotar já!

Fidelização de clientes: 5 medidas para adotar já!

Devido ao instável cenário econômico brasileiro, o número de clientes e de negócios fechados pelas empresas reduziu significativamente. Com as constantes oscilações e reduções na demanda por serviços e produtos, os empreendedores têm enfrentado muitas dificuldades para manter a empresa lucrativa no mercado.

 

As principais medidas tomadas pelos empresários para alcançar bons resultados é a redução dos custos operacionais e o aumento das vendas. Obviamente, a segunda opção não é nada fácil, principalmente no atual momento econômico no país.

 

Levando em consideração esse cenário brasileiro, uma maneira de alavancar os lucros é por meio da fidelização de clientes. Para ajudá-lo, separamos neste post 5 medidas que você não pode deixar de adotar. Confira!

 

1. Proporcione um atendimento de qualidade

 

Os clientes, além de buscarem sempre um produto de qualidade, desejam também um tratamento de excelência. Por isso, todos os empresários que desejam fidelizar clientes devem direcionar todo o time para um atendimento de qualidade e que sempre busque suprir todas as suas expectativas.

 

Uma ótima forma de melhorar o atendimento dos colaboradores é proporcionando a eles treinamentos e palestras para instruções. É importante lembrar ainda que clientes bem tratados provavelmente vão procurar novamente a empresa para novas compras, auxiliando, assim, no processo de fidelização.

 

2. Crie promoções e descontos para próximas compras

 

A fidelização de clientes busca fazer com eles retornem novamente a empresa. Logo, os empresários não podem deixar de proporcionar as melhores condições para que isso ocorra. Uma das melhores formas de despertar o interesse das pessoas em voltar para o negócio é oferecendo promoções e descontos em próximas compras.

 

Ao desenvolver as melhores condições para que os clientes retornem, os empresários não podem deixar de abusar da criatividade. Portanto, é aconselhado criar descontos, promoções especiais e tudo o que ajude a despertar o interesse na pessoa em voltar e se tornar fiel à empresa.

 

3. Peça feedback ao cliente

 

Para fidelizar clientes, é preciso fazer com que eles se sintam totalmente à vontade na empresa. Uma maneira de fazer isso é conversando com cada um dos consumidores e pedindo feedback do atendimento prestado pela empresa e dos produtos ou serviços.

 

Esse contato com os consumidores ajuda também a criar neles uma identificação maior com o negócio, fazendo com que eles queiram retornar para conhecer as novidades e os lançamentos.

 

O feedback também ajuda os empreendedores a conhecer e detectar quais são os pontos e detalhes que carecem de melhora na empresa, fazendo com que as pessoas se sintam cada vez mais à vontade e ajudando no processo de fidelização de clientes.

 

4. Esteja presente nas redes sociais

 

Atualmente, a maioria das pessoas gasta bastante tempo utilizando as redes sociais. Por isso, é fundamental que sua empresa esteja presente no Facebook, no Instagram e até mesmo no LinkedIn.

 

Criar um perfil para o negócio nas redes sociais é uma forma de estreitar o relacionamento com os clientes, ajudando a satisfazê-los e induzindo-os a se tornarem clientes fiéis.

 

As páginas da empresa em uma rede social permitem que as pessoas acompanhem as novidades e fiquem por dentro das promoções. Tudo isso faz com que os clientes queiram retornar ao negócio, conhecer tudo e realizar novas compras.

 

5. Utilize o marketing digital

 

Por último, não deixe de utilizar o marketing digital. Colocar links nas redes sociais, no Google, YouTube, entre outros, é uma excelente forma de apresentar aos clientes novidades e promoções, induzindo-os a buscar novamente a empresa e até mesmo realizar novas compras.

 

Os empresários devem se lembrar de que as pessoas estão grande parte do tempo conectadas à internet. Por isso, o marketing digital é uma excelente forma de fidelizar clientes ao negócio.

 

Gostou das nossas dicas para a fidelização de clientes? Conheça outras estratégias que deixamos de citar? Comente abaixo e compartilhe seus conhecimentos conosco!

Flávio Sabugo

Consultor e Palestrante de Marketing. Possui Certificado do Google Adwords - Especialista em Ajudar Empresas a Otimizar Resultados Através da Internet

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.