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Por que fazer pesquisa de satisfação do cliente é importante para sua clínica?

Diante de tanta competitividade entre as empresas, é preciso encontrar formas de fidelizar os clientes e se diferenciar da concorrência, para sobreviver no mercado. Elaboramos esse artigo que vai te mostrar as vantagens de fazer uma boa pesquisa de satisfação do cliente para a sua clínica prosperar cada vez mais, independente do segmento de atuação dela. Fique conosco até o final da leitura.

Auxilia na identificação e na resolução de conflitos

Quando o empresário se preocupa em fazer uma pesquisa de satisfação do cliente, é possível identificar as principais queixas dos mesmos e tomar as providências necessárias para resolver tudo da melhor forma possível. Essa identificação só é necessária quando os clientes têm voz em um negócio, caso contrário, pouco vai adiantar. Sem uma pesquisa eficiente, a sua clínica vai continuar cometendo os mesmos erros e até pode perder clientes, se nada for feito.

Através das opiniões dos clientes é possível resolver os possíveis conflitos que foram os principais alvos de eventuais reclamações. Seja no atendimento da recepção, no tempo de espera, na cordialidade dos profissionais, na infraestrutura, nos preços praticados ou tudo mais que possa ser alvo de reclamação dos seus clientes. Uma pesquisa de satisfação pode ajudar a identificar e resolver tais conflitos.

Aumenta a produtividade dos colaboradores

Imagine uma clínica em que 90% dos clientes só fazem elogios ao atendimento dos colaboradores e a todo o negócio em si, através da pesquisa de satisfação do cliente. Quais são as chances dos funcionários serem mais produtivos e darem o melhor de si no dia a dia na execução das suas atividades? As maiores possíveis. Por isso, ela é importantíssima para a sua clínica.

Quando os clientes tecem elogios a um negócio, a tendência é que os colaboradores tenham muito mais motivação e foco durante as atividades, sem deixar que nada os atrapalhem. E tudo isso se traduz em uma maior fidelidade dos clientes, que sempre vão voltar na sua clínica, já que estão satisfeitos com os serviços prestados. Contar com funcionários produtivos é o sonho de todo empreendedor. Na verdade, todos saem ganhando no final!

Menos rotatividade para o seu negócio

Mais uma boa vantagem da pesquisa de satisfação do cliente para a sua clínica. Ninguém gosta de trabalhar em uma empresa que tem uma alta rotatividade. Por isso, a pesquisa permite identificar as possíveis falhas que a sua clínica está cometendo na gestão de pessoas e fazer os devidos ajustes, o que vai contribuir para a diminuição da rotatividade, que pode manchar a imagem de qualquer negócio no mercado e, muitas vezes, até espantar os clientes.

Sem mencionar que, uma clínica que tem uma alta rotatividade de colaboradores, não é bem-vista por talentos capacitados, que não terão interesse em trabalhar nela. E tudo isso pode ser altamente prejudicial e sair bem caro para o proprietário do negócio, já que despesas com treinamento constante de novos colaboradores, rescisões demissionais e suas respectivas multas, podem fazer parte do dia a dia de uma clínica de alta rotatividade.

Pesquisa de satisfação do cliente: gestão mais fortalecida

Uma clínica que investe pesado em uma eficiente pesquisa de satisfação do cliente tem altas chances de ter uma gestão mais fortalecida. E quando isso acontece, todos saem ganhando, pois o nível de assertividade pode ser enorme. Quando os clientes têm espaço para expor suas opiniões sobre uma determinada empresa, a gestão pode ficar mais assertiva, já que a palavra deles tem um grande peso e pode nortear as próximas ações.

Se você é proprietário de alguma clínica e precisa fazer uma gestão mais eficiente no dia a dia, invista em uma pesquisa de satisfação do cliente. Essa ferramenta vai te dar uma boa noção de tudo aquilo que precisa ser feito para que seja oferecido um serviço ainda mais eficaz para os clientes. Vale sempre ressaltar que nenhuma empresa, por mais tempo de mercado que possa ter, não sobrevive sem clientes. Por isso, a opinião deles é fundamental.

Sua clínica pode inovar e se destacar ainda mais

Uma boa pesquisa de satisfação do cliente também permite que o proprietário da clínica consiga estabelecer melhorias consideráveis em todo o negócio e, acima de tudo, inovar. A inovação deve ser o carro-chefe de toda empresa que deseja se destacar e manter competitiva. Lembre-se de que a concorrência está cada vez mais acirrada e saber a real opinião dos clientes pode ser o trampolim para que uma boa dose de inovação seja implementada.

Muitas vezes, o empreendedor não “enxerga” o que o cliente vê. Por isso, uma pesquisa de satisfação do cliente bem elaborada pode ser crucial para que seja aprimorado tudo que é oferecido em sua clínica. O cliente precisa voltar novamente quando precisar dos serviços oferecidos pelo seu negócio. E saber o que ele pensa a respeito da sua clínica é primordial para deixá-lo ainda mais satisfeito. Mais importante do que a venda de um serviço, é a fidelização de um cliente.

Otimiza a reputação do negócio

Uma clínica que não atende as expectativas dos seus clientes e não oferece um atendimento diferenciado ou de qualidade, certamente terá uma péssima reputação no mercado. E reverter essa situação pode ser muito trabalhoso para o seu proprietário. Por isso, investir em uma pesquisa de satisfação do cliente é uma alternativa viável para que a sua clínica mantenha sempre uma boa reputação.

Vale lembrar que milhares de pessoas procuram na internet informações sobre o estabelecimento que pretendem comprar algum produto ou serviço. E se a sua clínica tiver uma má reputação nos meios digitais, provavelmente não terá a credibilidade dos clientes, que ficarão receosos em procurá-la. Por isso, quanto melhor for a reputação de qualquer empresa, melhor.

Conclusão

Agora que você sabe da importância de uma pesquisa de satisfação do cliente bem feita, que tal elaborar uma que seja eficiente para fazer a sua clínica se fortalecer ainda mais?

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Flávio Sabugo

Flávio Sabugo

Flavio Sabugo é Executive Coaching, Consultor e Palestrante de Marketing Digital. A mais de 20 anos se destaca na área comercial em empresas nacionais e internacionais. Apaixonado por tecnologia se especializou no mercado digital para desenvolvimento de estratégias em empresas que pretendem potencializar seus resultados através da internet.
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