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O que é um Dark Post e porquê devemos usar

Em uma tradução livre, dark post significa algo como “post obscuro” ou “post sombrio”. Apesar do nome fazer parecer com que esse tipo de publicação tenha algo relacionado com postagens macabras, ou algum tipo de relação com a tão comentada dark web, esses posts são inofensivos e muito úteis para seu negócio!

Um dark post, na verdade, nada mais é do que uma publicação patrocinada e que, portanto, não aparece na linha do tempo dos usuários ou da página que a postou, somente para público alvo do anúncio.

É uma prática comum nas redes sociais que as postagens patrocinadas sejam segmentadas. Isso significa dizer que esses posts serão direcionados e exibidos apenas para uma parcela do público da página que se encaixa em um determinado perfil – que pode ser baseado em uma série de fatores, como sexo, idade ou cidade em que mora, por exemplo.

Por que devemos fazer dark posts?

Você agora deve estar se perguntando: “por que eu deveria me preocupar em adentrar o lado sombrio dos posts do Facebook?”. E a resposta é muito simples e direta: para trazer luz para o seu negócio, ora! (com o perdão do trocadilho).

Quando uma publicação existente é apenas impulsionada, por exemplo, ela atingirá um grande público, mas em contrapartida, é provável que ela seja mostrada também para várias pessoas que não têm interesse no que está sendo mostrado.

Por outro lado, os dark posts – por se tratarem de publicações segmentadas – são ideais para que você atinja somente usuários que têm mais chances de estarem interessados no serviço ou no produto que você oferece.

A lógica por trás do raciocínio é muito simples. Imagine que você tenha uma loja que venda todos os tipos de gibis. Em vez de fazer uma publicação (que atingirá todos os seus curtidores) anunciando gibis da Turma da Mônica, por exemplo, você pode fazer um dark post apenas direcionado apenas para quem gosta da Turma da Mônica e outro apenas para quem gosta do Homem Aranha!

Um outro cenário em que esse tipo de postagem é bastante útil aparece quando existe a necessidade de fazer algo voltado para o público local. Se você fosse fazer um evento em Goiânia, por exemplo, não seria interessante promovê-lo para o Brasil inteiro.

Agora ficou fácil notar a importância dos dark posts para o bom funcionamento e a dinâmica da página de um negócio, né? Sem eles, a estratégia de vendas seria, como se diz popularmente, “atirar para todos os lados”. Com a precisão oferecida por esse recurso, além de ficar mais fácil conseguir novos clientes, o custo para consegui-los também pode ser reduzido!

Outros benefícios de usar os dark posts na sua página

Mesmo com a possibilidade de otimizar a utilização dos seus recursos para fazer anúncios você ainda não se convenceu do quanto é vantajosa a utilização dos dark posts? Então fique tranquilo que aqui vão mais três motivos para você utilizá-los!

1. Eles criam oportunidades para fazer testes A/B


Antes de apresentar este motivo, primeiro vamos explicar o que é um teste A/B para caso você não seja familiarizado com o termo.

Um teste A/B – também conhecido em inglês como “split testing” – é uma maneira de melhorar seus anúncios. Esse teste consiste em exibir dois anúncios diferentes e analisar qual dos dois teve uma performance melhor.

Pelo fato dos dark posts serem segmentados, você pode configurar dois anúncios diferentes para serem exibidos para o mesmo público-alvo e posteriormente verificar qual gerou mais curtidas ou comentários, por exemplo.

Se você fizesse um anúncio utilizando a imagem de um cachorro e outro com a de um gato, e verificasse que aquele com a imagem do cachorro gerou mais engajamento, você poderia fazer mais dark posts com imagens de cachorros para aumentar as chances de conquistar seu público!

2. Eles ajudam no aperfeiçoamento de conteúdo

O teste A/B citado acima utilizando um dark post pode ser útil não apenas para fazer anúncios do tipo, mas também para decidir qual publicação impulsionar!

Imagine que você queira aumentar a quantidade de acessos ao seu site e que você vá fazer uma publicação a respeito dele em um post que será impulsionado. Como seria o título mais atraente? Será que deveria ter emojis no texto?

Para descobrir isso, você poderia – por exemplo – publicar dois dark posts direcionados ao público da sua página e em um dos anúncios você coloca emojis e no outro, não. Dependendo de qual dos dois se saísse melhor, seria possível definir qual das duas maneiras é mais eficaz para gerar mais cliques no post.

Essa é uma ótima maneira de, além de fazer publicações impulsionadas de maior qualidade para alcançar mais pessoas, mas também para aumentar a qualidade das postagens para o público que você já tem!

3. Eles fazem com que seu feed fique mais limpo

Outro ponto forte dos dark posts é que, por não aparecerem no feed das pessoas e das páginas, eles não roubam a atenção das postagens orgânicas (ou seja, as postagens que não são impulsionadas ou patrocinadas).

Imagine que você impulsionasse cada um dos seus posts, mas direcionasse cada um deles para um público-alvo diferente. Como cada um deles apareceria na sua linha do tempo, em pouco tempo seus posts orgânicos ficariam escondidos.

Se você quiser que seu público sempre veja suas melhores publicações orgânicas e também apenas seus melhores conteúdos impulsionados, fazer um dark post é uma ótima maneira para manter sua página limpa!
Toda marca quer ser lembrada por cativar seu público e seus clientes de uma maneira positiva. Usar dark posts é uma boa saída para impedir que sua página se pareça com aqueles sites irritantes cheios de pop-ups aparecendo a cada clique que damos.

Coloque-se no lugar do seu público: você preferiria ver em sequência cinco posts com anúncios, com uma pequena variação entre eles, de coisas que você não tem interesse ou apenas um que parece ter sido feito sob medida para você?

Como fazer um dark post no Facebook

Para fazer seu dark post, siga o passo a passo abaixo!

1. Acesse o Gerenciador de Anúncios da sua página;
2. Abra o menu do Gerenciador de Anúncios clicando no ícone de menu sanduíche (aquele ícone que tem três linhas horizontais, sabe?) e selecione Publicações da Página.
3. Escolha Publicações de anúncios;
4. Selecione Criar publicação;
5. Aí então você deve escolher o tipo de publicação que quer criar e preencher como quer o seu post;
6. Agora clique na opção Use essa publicação somente em anúncios (essa opção é o famoso dark post!);
7. Clique então na caixinha ao lado do post que você acabou de criar e selecione Ações;
8. Agora é só apertar na opção Publicar e partir pro abraço, porque o seu dark post está prontinho para ser exibido!

Finalmente! Agora que você já sabe o que é um dark post, para que ele serve e quais são suas qualidades, bora otimizar resultados?!

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Flávio Sabugo

Flávio Sabugo

Flavio Sabugo é Executive Coaching, Consultor e Palestrante de Marketing Digital. A mais de 20 anos se destaca na área comercial em empresas nacionais e internacionais. Apaixonado por tecnologia se especializou no mercado digital para desenvolvimento de estratégias em empresas que pretendem potencializar seus resultados através da internet.
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