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O que é marketing de Indicação? E como utilizamos esse poder para alavancar o time e as vendas

Você já ouviu falar em marketing de indicação? Essa estratégia inovadora tem conquistado cada vez mais empresas e revolucionado os funis de venda.

Mas antes, vamos às explicações!

O marketing de indicação, também conhecido como marketing boca a boca, é uma estratégia que utiliza como recurso principal as indicações de clientes satisfeitos para alavancar as vendas.

Partindo do princípio de que “ninguém indica uma churrascaria para um vegetariano”, o poder da indicação ganha força porque nós só indicamos o que gostamos e para quem sabemos que aquela solução ou produto vai fazer diferença na vida daquela pessoa. Afinal de contas ninguém vai colocar o seu nome na reta se não for algo realmente bom, concorda?

Marketing de indicação gera mais oportunidades de venda

De acordo com o Instituto Nielsen, 84% dos consumidores acreditam que a indicação e recomendação de amigos e familiares é a melhor e mais confiável fonte de informações quando se trata de um produto ou serviço.

É exatamente por isso que, quando empresas estimulam seus clientes a indicarem, a jornada de compra torna-se muito mais rápida.

E não para por aí! Segundo o mesmo instituto, 92% dos consumidores ao redor do mundo afirmam que confiam totalmente na indicação de um amigo ou familiar, acima de qualquer outra forma de propaganda.

Isso representa um canal de oportunidades que ainda é pouco explorado pela maioria das empresas.

Pense que, se cada cliente da sua empresa te indicar para um amigo ou familiar, você dobra sua base de leads qualificados! Isso representa um aumento de pessoas entrando no seu funil de vendas e, consequentemente, maiores possibilidades de fechar negócios.

As vantagens do marketing de indicação

O lead que vem por indicação é mais qualificado do que aquele que chega através do tráfego pago. O motivo disso é que esse lead tem referências concretas e confiáveis sobre seu produto ou serviço, o que o faz caminhar com mais facilidade pelo fluxo de vendas. Porém, essa é apenas uma das milhares de vantagens que as indicações trazem para seu negócio.

Leads originados por indicação reduzem o CAC (custo de aquisição de clientes), conquistam um ICP (índice de cliente ideal) mais preciso, aumentam suas oportunidades de venda, ampliam o tempo de vida Tempo de Vida do Cliente (Lifetime Value), possibilitam o crescimento da taxa de conversão, entre outras vantagens.

Nesse artigo aqui, você pode conhecer um pouco mais sobre programas de indicação e como escolher a melhor estratégia para a sua empresa!

Como conseguir indicações?

A forma mais simples é… pedindo.

Isso mesmo!

Se o seu cliente foi bem atendido, teve seu problema resolvido e adquiriu confiança na sua empresa, isso significa que ele é um possível promotor! Ou seja, esse cliente pode divulgar sua marca de forma positiva para amigos e familiares, além de compartilhar as experiências que teve com a sua empresa e transmitir mais confiança.

Para isso, é essencial que seu negócio esteja preparado para atender clientes da melhor forma possível e garantir a satisfação de cada um deles. Lembre-se que cada um de seus clientes representa uma nova oportunidade de venda e propagação do seu produto ou serviço.

Então… é só pedir indicações?

Sim e não. Pedir indicações para clientes satisfeitos dará um “empurrãozinho” para que eles executem essa ação. Contudo, apenas isso não basta.

Esses clientes precisam receber algo em troca para serem constantemente encorajados a indicarem o seu negócio para o maior número de pessoas possível.

Por isso, é interessante oferecer uma recompensa!

Embora esse item não seja obrigatório, ele acaba estimulando seu público a querer participar de forma mais ativa de seu programa de indicação. Mas, atenção! Essa recompensa deve ser cuidadosamente estudada, pois deve ser algo que faça sentido para seu cliente e que o mantenha sempre motivado para fazer indicações.

Temos indicações e recompensas. E agora?

A partir do momento em que sabemos como pedir indicações e definimos uma recompensa, é preciso estruturar e organizar essas informações através de um Programa de Indicação. Ter um plano de ação claro e adotar as métricas certas são fatores que fazem a diferença na hora de alavancar suas vendas com o poder do boca a boca.

Além disso, é preciso ficar atento a algumas coisas.

Você deve pedir indicações no momento certo! Nem todos os clientes vão indicar sua empresa, por isso, peça indicação para clientes que se sentem satisfeitos e engajados com a sua marca.
Seja transparente. Ao elaborar um programa de indicação, deixe todas as informações bem acessíveis para as pessoas que estão indicando a sua empresa. Dessa forma, elas vão se sentir mais confiantes a indicarem de forma recorrente.
Atente-se à divulgação do seu programa de indicação. Para que os outros te indiquem, eles precisam saber que esse programa existe e como podem participar.

Pronto! Agora você já sabe o que é marketing de indicação! Depois de tudo o que apresentamos nesse artigo, você implantaria um Programa de Indicação na sua empresa?

Esse artigo foi originalmente publicado em nosso outro blog:

http://www.otimizebusca.com.br/o-que-e-marketing-de-indicacao/

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Flávio Sabugo

Flávio Sabugo

Flavio Sabugo é Executive Coaching, Consultor e Palestrante de Marketing Digital. A mais de 20 anos se destaca na área comercial em empresas nacionais e internacionais. Apaixonado por tecnologia se especializou no mercado digital para desenvolvimento de estratégias em empresas que pretendem potencializar seus resultados através da internet.
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