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Mudanças no Código de Ética da Odontologia e o Marketing para Dentistas

Em 1971 o Código de Ética foi criado pelos membros do Conselho Federal e Regionais de Odontologia, no intuito de estabelecer normas para guiar o cirurgião dentista em sua atuação profissional.

Entretanto, em 1971 a Internet ainda estava sendo pensada e mesmo em seu início era algo bem diferente do que temos hoje. Com o surgimento dela, os conselhos relacionados a área da saúde começaram a se organizar.

Quando tratamos de marketing para dentistas, muitos cuidados precisam ser tomados para que a publicidade se encaixe nas normas do CFO.

No início dos anos 2000, as regras endureceram junto com proibições e fiscalizações em cima do Marketing para dentistas.

Mas recentemente muito começou a ser discutido sobre como o Marketing para Dentistas poderia ser benéfico, pois os meios de comunicação tradicionais não possuem o mesmo efeito de antigamente e as pessoas buscam cada vez mais o meio digital para se informarem.

O que mudou no Marketing para Dentistas?

Desde 2017 mudanças relacionadas ao Marketing para Dentistas tem sido alvo de discussões calorosas tanto nas academias quanto no mercado, principalmente quando era relacionado a parte estética da Odontologia.

Recentemente houveram discussões sobre o uso de toxina botulínica por odontólogos com fins estéticos, as discussões ocorreram entre o Conselho Federal de Medicina e o Conselho Federal de Odontologia.

O CFO saiu vencedor, sendo autorizado a utilizar a substância com fins estéticos, o que levantou outras questões como por exemplo o marketing para dentistas.

Uma das regras mais conhecidas do CFO em se tratando de propaganda, é a proibição do antes e depois, que são fotos que mostram como o paciente estava antes e como ele ficou depois de algum tratamento.

A Harmonização Facial é uma área que tem um alto poder transformativo, tendo seus efeitos bem visíveis e relacionados a estética, o que seria uma ótima publicidade no Marketing para Dentistas.

Mas isso mudou! Agora não só tratamentos estéticos como tratamentos odontológicos podem fazer o antes e depois em suas redes sociais. E com isso novas oportunidades se abriram e o marketing para dentistas pode se tornar muito mais eficiente!

A resolução 196/2019 e o Marketing de Dentistas

5 pontos importantes da resolução 196/2019 para Marketing de Dentistas:

1 – Fica autorizada a divulgação de selfies de Dentistas com seus pacientes, desde que haja a devida autorização do paciente;

2 – Fica permitido a divulgação do Antes e Depois dos tratamentos;

3 – Fica proibido a divulgação do procedimento sendo realizado;

4 – Em todas as imagens e vídeos é necessário conter o nome do dentista e seu número de inscrição;

5 – É obrigatória a autorização e acordo dos pacientes com relação a divulgação das imagens;

O que ainda é proibido no Marketing para Dentistas?

São 3 pontos mas que se não forem seguidos à risca podem causar problemas relacionados ao Marketing para Dentistas:

1 – Fica vetada a utilização de fotos/vídeos em que o nome de equipamentos, instrumentos e tecidos biológicos apareçam;

2 – Expressões que caracterizem autopromoção, concorrência desleal, sensacionalismo, mercantilização da odontologia ou promessa de resultado são estritamente proibidas;

3 – E novamente, vídeos dos procedimentos sendo realizados;

O código de ética e o Marketing para Dentistas

Por mais que a Resolução 196/2019, tenha um impacto e dê mais liberdade aos dentistas, ainda existem alguns pontos do Código de Ética, que devem ser lembrados em se tratando de Marketing para Dentistas:

  • É proibido a utilização de propaganda enganosa, venda casada e serviços gratuítos;
  • Anunciar títulos, qualificações e especialidades que não possua é proibido;
  • Anunciar serviços que não estejam comprovados cientificamente é vetado;
  • Criticar outros profissionais/técnicas é proibido;
  • Não é permitido dar diagnóstico, consultas ou prescrição de tratamento por meios de comunicação em massa;
  • Fazer sorteios de serviços como se fossem prêmios é estritamente proibido;
  • É desaprovado propagandas que promovem a poluição do meio ambiente;
  • É preciso tomar cuidado com o sigilo em relação a pacientes e procedimentos, caso esses não tenham a devida autorização;

6 Dicas para ter um Marketing para Dentistas eficiente

Antes de seguir as dicas sobre Marketing para Dentista, que vamos passar é imprescindível que você tenha um plano de comunicação para o seu consultório para que as dicas surtam o efeito prometido.

1 – Identifique seu público – alvo

Quem mais procura por seus serviços e quem mais vai ao seu consultório? Sexo, idade e classe social são informações importantes para que você tenha um Marketing para Dentistas eficiente.

2 – Conheça seus concorrentes

Às vezes uma estratégia que o seu concorrente utiliza pode ser benéfica para você e seu negócio ou ainda pode ser uma oportunidade para aprender com os erros alheios.

3 – Foque nos benefícios do tratamento e não tanto na descrição

Um texto com termos muito técnicos pode trazer credibilidade à sua imagem, mas para outros dentistas que entendem o que você está falando. O público quer se encantar com seus serviços e ver vantagens em adquiri-lo.

4 – Usar uma linguagem adequada

Lembrar, novamente, que as pessoas podem não entender os termos que você usa para descrever seus serviços é importante. Você estará falando com pessoas que não fazem parte do universo odontológico, por isso é necessário o uso de uma linguagem de fácil entendimento.

5 – Participe de Eventos Odontológicos na sua Região

Fortalecer e aumentar sua rede de contatos pode te ajudar futuramente e te tornar conhecido no seu meio profissional, além de ser uma oportunidade de conhecer o que seus concorrentes têm feito.

6 – Mudanças no seu consultório e capacitações precisam ser mostradas

Tudo que possa agregar valor aos seus serviços sem ferir o código de ética deve ser exposto nas redes sociais de forma intensa, seus pacientes irão gostar de ver que você está se capacitando ainda mais!

Gostou das nossas dicas sobre Marketing para Dentistas mas quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato com a gente, nós vamos adorar te ajudar!

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Flávio Sabugo

Flávio Sabugo

Flavio Sabugo é Executive Coaching, Consultor e Palestrante de Marketing Digital. A mais de 20 anos se destaca na área comercial em empresas nacionais e internacionais. Apaixonado por tecnologia se especializou no mercado digital para desenvolvimento de estratégias em empresas que pretendem potencializar seus resultados através da internet.
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