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Inbound marketing x marketing de performance o que dá mais resultado?

Se você precisa de ajuda para decidir sobre qual a melhor opção de investimento em marketing para a sua empresa , nós te ajudamos.

Marketing de Performance é qualquer tipo de marketing que acontece em uma plataforma digital. Seja no seu site, sua mídia social ou por e-mail, é marketing digital.

O Inbound Marketing é uma metodologia de marketing específica. É uma forma de comercializar (geralmente usando táticas de marketing digital) que atrai leads qualificados, em vez de enviar uma mensagem para um público de massa.

Entendeu? Ótimo. Continue lendo se você ainda não chegou lá.

Existem muitos jargões no mundo do marketing de performance. Termos como SEO, inbound marketing, marketing digital, PPC, conversão e calls to action podem ser complicados se você não estiver acostumado com o setor e, mesmo se estiver, existem algumas palavras do vocabulário que não parecem tão diferentes umas das outras.

A diferença entre esses dois tipos de marketing pode ser confusa. Muitas pessoas usam os termos alternadamente, mas, na verdade, eles se referem a diferentes tipos de marketing e fazem coisas diferentes. Então, se você está se perguntando qual é a diferença real entre marketing digital e marketing de performance, vamos esmiuçar para você:

Marketing de Performance

Marketing de performance é uma estratégia de Marketing Digital que é focada em resultados reais (mensuráveis e rápidos) a partir da análise de dados os quais são acompanhados e testados de modo constante.

Embora haja muito a ser feito com o marketing digital, o termo em si não implica qualquer tipo de estratégia. Pense nisso mais como uma caixa de ferramentas que contém todas as ferramentas de marketing que você pode usar para aumentar o reconhecimento da marca, obter mais tráfego e melhorar sua presença digital.

Inbound Marketing

O inbound marketing é uma estratégia de marketing clara e definida que possui etapas precisas e práticas recomendadas. Embora uma estratégia de inbound marketing faça uso de muitas táticas de marketing digital, como blogs e melhoria de SEO, é uma metodologia definida que funciona para atrair visitantes qualificados e gerar leads (contatos) mornos e frios para conversão a médio e longo prazo.

É uma estratégia holística contínua que abrange uma série de etapas específicas. Pensamos no inbound marketing como uma filosofia que trabalha para colocar os clientes em primeiro lugar, e as táticas de marketing digital os ajudam a alcançar essa filosofia.

O que é certo para você?

Agora que você sabe quais são as diferenças entre o marketing digital e o inbound marketing, como saber qual opção é a melhor? Bem, isso depende de seus objetivos.

Conscientização da marca + metas de curto prazo = marketing de performance

Se você está simplesmente tentando aumentar o conhecimento da marca e levar qualquer visitante antigo ao seu site, algumas táticas diferentes de marketing de performance podem ajudar. As táticas de marketing de performance funcionam por conta própria para resolver objetivos de curto prazo, como aumentar o alcance de sua página no Facebook ou aumentar o tráfego para seu site.

Por outro lado, se você está tentando gerar leads que se convertam em clientes legítimos e qualificados, as táticas de inbound marketing são provavelmente uma escolha melhor.

Embora você possa executar uma campanha como o do Facebook, ou começar a fazer anúncios no Google, essas técnicas por si só produzirão resultados limitados a essas iniciativas. Uma campanha semelhante certamente obterá mais curtidas, e os anúncios em banner podem levar mais pessoas ao seu site, mas isso é tudo.

Leads qualificados e mais engajados+ Metas de longo prazo = Inbound Marketing

Uma estratégia de inbound marketing pega cada uma dessas táticas de marketing digital e as desdobra em uma estratégia mais ampla que faz algo com os resultados de cada tática.

Com uma estratégia eficaz de inbound marketing, você cria conteúdo que atrai leads qualificados, desenvolve páginas de entrada e calls to action que capturam as informações de contato de pessoas interessadas no que você está oferecendo, implementa campanhas de e-mail relevantes para aqueles contatos específicos e, no final, você terá criado uma estratégia completa que faz com que cada uma dessas táticas de marketing digital funcione em conjunto para criar um todo que é maior do que a soma de suas partes.

Assim que você tiver uma estratégia de marketing de entrada completa, ela funcionará a longo prazo para continuar a fornecer leads qualificados e aumentar suas taxas de conversão ao longo do tempo.

Usando o inbound marketing e o marketing de performance juntos

Escolher o inbound marketing é como jogar um longo jogo; leva a resultados mais sólidos e consistentes. O marketing de performance é jogar o jogo curto, onde você obtém resultados imediatos, mas eles geralmente não valem tanto a longo prazo.

Em nossa opinião, a maneira mais eficaz de aproveitar ambos é usar táticas de marketing de performance para direcionar sua estratégia de inbound marketing. A implementação de táticas de marketing de performance pode ajudar sua estratégia de inbound marketing a crescer exponencialmente, atraindo mais leads certos em menos tempo e para um retorno maior.

No final, cabe a você determinar quais são seus objetivos para a estratégia de marketing de sua empresa e se você escolhe o inbound marketing ou o marketing de performance.

Quando você decidir, saiba que a Otimize Marketing está aqui para ajudá-lo a implementar! Somos especialistas em Marketing de Performance e tamb ém oferecemos consultoria em inbound marketing o que significa que conhecemos todas as táticas de marketing digital por completo e sabemos como combinar essas táticas para uma estratégia que produz resultados de curto e longo prazo.

Se você gostaria de ver como isso pode ser para sua empresa, agende uma consultoria gratuita para ver o que nossa estratégia comprovada pode fazer por você.

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Flávio Sabugo

Flávio Sabugo

Flavio Sabugo é Executive Coaching, Consultor e Palestrante de Marketing Digital. A mais de 20 anos se destaca na área comercial em empresas nacionais e internacionais. Apaixonado por tecnologia se especializou no mercado digital para desenvolvimento de estratégias em empresas que pretendem potencializar seus resultados através da internet.
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