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Como, quando e porque fazer upsell?

Nenhuma empresa, por mais próspera que seja, vai conseguir sobreviver aos desafios do mercado sem vender seus produtos ou serviços. Por isso, a equipe de vendas precisa se valer de estratégias eficientes para se alcançar esse objetivo. E uma delas é a upsell. Vamos te mostrar do que se trata, como, quando e porque fazer upsell pode trazer resultados positivos para o seu negócio. 

Mas o que é upsell? 

Podemos dizer que se trata de uma técnica frequentemente usada por uma equipe de vendas, que oferece para o consumidor um produto melhor e mais caro, na maioria das vezes, do que ele inicialmente estava procurando. Ou seja, é uma transação comercial em que cliente e vendedor saem no lucro. 

Por exemplo, suponha que você está fazendo compras no supermercado e fica em dúvida entre comprar um pacote de açúcar de um quilo por R$ 2,98 e outro da mesma marca de cinco quilos saindo por R$ 12,00.  Fazendo as contas, é mais vantajoso comprar o pacote maior, pois o preço do quilo sai a R$ 2,40, nesse caso.

Essa é a lógica do upsell: oferecer uma solução mais vantajosa para o consumidor, mas que ao mesmo tempo aumente a rentabilidade do negócio. Ou seja, nessa relação ambas as partes ficam no lucro. Saiba agora como fazer upsell.

Como e quando fazer upsell?

Se você estiver pensando em fazer upsell, siga nossas dicas abaixo e aumente o faturamento do seu negócio:

  1. Invista na fidelização dos clientes

O elemento mais importante para que o upsell realmente traga a lucratividade esperada é o cliente. Pesquisas recentes comprovam que pode ser até 15 vezes mais fácil vender para um consumidor fiel que tem uma alta confiabilidade em sua empresa do que para um cliente novo, que nunca ouviu falar dela antes. Dessa forma, invista na fidelização dos seus clientes. Vender é importante, mas fidelizar o cliente é primordial. 

  1. Ofereça uma experiência de compra positiva

Mas para que a fidelização aconteça efetivamente, a sua empresa sempre deve oferecer uma experiência de compra positiva e digna de elogios. Lembre-se de que o seu negócio precisa ser a primeira opção dos consumidores, quando precisarem de algum produto ou serviço. Fazer upsell pode ser algo memorável e lucrativo. 

  1. Faça o cliente acreditar que está saindo no lucro

Não estamos falando para você tapear o cliente e “empurrar” nele o produto mais caro a qualquer custo. Pelo contrário, sempre que ele for comprar algo, faça-o acreditar que está saindo na vantagem de comprar da sua empresa, mesmo que a transação também traga lucro para o seu negócio. 

  1. Mantenha um contato frequente com o cliente

O empreendedor que deseja fazer upsell e lucrar com ele, precisa manter contato frequente com todos os seus clientes. Mesmo que seja através de um simples telefonema, é fundamental que você mantenha uma relação de confiança com eles. Esse contato é importante para que se estabeleça uma conexão emocional, permitindo que você conheça as suas necessidades mais urgentes. 

  1. Faça o mapeamento dos seus produtos 

Depois cruze-os com as necessidades dos seus clientes. Dessa forma, você oferece a melhor opção, já que tem uma visão clara sobre o que eles mais precisam. Uma boa dica é criar um pacote de serviços promocionais que agreguem valor no dia a dia dos consumidores e, claro, que seja mais vantajoso para eles e para o seu negócio, evidentemente. 

  1. Ofereça soluções que fazem a diferença para o cliente

Seguindo a mesma linha de raciocínio acima, vale sempre ressaltar que a sua empresa sempre deve oferecer soluções que sejam viáveis e que façam a diferença para os seus consumidores, aprimorando os seus resultados, que é o mais importante. 

Por que  fazer upsell? 

Conheça os principais motivos para você fazer upsell e implante essa técnica em seu negócio: 

  • Para aumentar a lucratividade da sua empresa; 
  • Para estreitar o relacionamento com o consumidor;
  • Para criar uma relação de confiança com a clientela;
  • Para fazer o seu negócio ser a preferência na hora das compras, já que o consumidor sempre vai achar que estará levando vantagem;
  • Para conquistar um maior número  de clientes no mercado;
  • Para se destacar da concorrência. 

Conclusão

Agora que você sabe como e quando a sua empresa deve fazer upsell, bem como os principais benefícios dessa técnica e deseja que seu negócio se torne uma referência para os seus clientes, além de ter mais visibilidade na internet, chegou a hora de contar com uma agência de marketing digital competente e séria para cuidar do seu marketing e vendas.

Por isso, a Otimize é a solução ideal que vai fazer o seu negócio prosperar de vez. Pode acreditar que, com a gente, os resultados da sua empresa serão ainda melhores. Estamos esperando o seu contato. Será um prazer conhecer a sua empresa e todas as suas demandas. 

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Flávio Sabugo

Flávio Sabugo

Flavio Sabugo é Executive Coaching, Consultor e Palestrante de Marketing Digital. A mais de 20 anos se destaca na área comercial em empresas nacionais e internacionais. Apaixonado por tecnologia se especializou no mercado digital para desenvolvimento de estratégias em empresas que pretendem potencializar seus resultados através da internet.
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