Onde fica o dentista mais próximo?
Onde posso encontrar uma cafeteria perto de mim?
Algum tempo atrás as pessoas pesquisavam por essas informações em listas telefônicas ou pediam indicações para amigos ou até mesmos outras pessoas na rua. Entretanto isso mudou com a internet e com uma ferramenta específica: o Google e sua ferramenta Google Meu Negócio.
O que é o Google Meu Negócio?
O Google Meu Negócio é uma plataforma gratuita que permite que empresas (mesmo aquelas que não tenham presença na Web) sejam incluídas e gerenciam como elas aparecem na Pesquisa do Google e no Google Maps. No Google Meu Negócio mostra o nome, o local, o telefone, o site (se tiver) e o horário de atendimento da sua empresa.
O Google Meu Negócio oferece uma maneira abrangente de monitorar e responder a comentários de clientes, adicionar fotos, aceitar reservas, obter informações sobre como e onde as pessoas estão procurando por você e compartilhar atualizações sobre sua empresa.
Qual a importância do Google Meu Negócio?
O Google Meu Negócio pode melhorar a visibilidade da sua empresa por meio do SEO local, ele dá oportunidades sobre como se conectar com novos públicos e ajudar a entender o comportamento do cliente on-line em torno da sua empresa.
Embora haja um certo tempo e esforço envolvidos na manutenção da sua listagem, os benefícios do Google Meu Negócio superam em muito o investimento necessário para começar.
Aparecer em pesquisas locais pode significar grandes negócios para a sua empresa. Você sabia que uma em cada duas pessoas que realizam uma pesquisa local, visitam uma loja naquele dia e 76% das pessoas que pesquisam algo próximo em seu smartphone visitam uma empresa relacionada dentro de um dia?
No entanto, o Google tem algumas diretrizes sobre as empresas que podem usar seus serviços. O Google Meu Negócio, por exemplo, exige que as empresas tenham um ponto físico e algum nível de interação cara a cara com seus clientes.
Portanto, você deve ter um local físico em vez de apenas uma loja online. O mesmo vale para empresas que estão em construção ou que ainda não abriram, alugam ou vendem propriedades, e classes ou serviços em andamento mantidos em locais não pertencentes à empresa. (Você pode ler mais sobre as diretrizes do Google aqui).
Recursos oferecidos pelo Google Meu Negócio
O que o Google Meu Negócio oferece aos proprietários de empresas? Aqui estão alguns dos recursos mais populares:
Informações: O painel do Google fornece informações importantes sobre a atividade e a interação do cliente, permitindo que as empresas aprendam o que está funcionando – e o que não está – em suas listagens. Além disso, pode ajudá-los a entender melhor sua comunidade à medida que eles segmentam novos clientes.
Além disso, o Google Meu Negócio é uma ferramenta importante para aprimorar sua presença digital, permitindo que você atualize informações importantes, como horário de funcionamento e telefone, e publique fotos e ofertas especiais. Quando seus depoimentos e avaliações positivas estão integrados ao perfil, eles ajudam a destacar a qualidade do seu negócio e a conquistar novos clientes.
Como os pesquisadores encontraram sua empresa? De onde eles vieram? Como estão suas fotos? As informações do Google Meu Negócio destacam as respostas a essas perguntas e ajudam as empresas a otimizar e melhorar com o tempo.
Publicações: publique com facilidade atualizações e ofertas personalizadas em sua listagem local, convidando os clientes a fazer visitas de retorno e se envolver ainda mais com sua empresa. As atualizações podem ser feitas a qualquer momento a partir do telefone, tablet ou computador para manutenção em trânsito.
Não tem certeza sobre o que postar? Experimente algumas ideias que sabemos que os clientes vão adorar, como ofertas por tempo limitado, promoção de concursos e anúncios de parceria.
Depoimentos e avaliações: Aprimore sua presença digital com avaliações positivas no Google Meu Negócio
Em tempos em que as redes sociais e as plataformas de e-commerce dominam o mercado, a prova social é um fator crucial para conquistar a confiança dos consumidores em potencial. Depoimentos e avaliações de clientes satisfeitos são uma ferramenta poderosa para criar essa prova social e incentivar novas pessoas a experimentar seus produtos ou serviços.
Integrar depoimentos e avaliações de clientes satisfeitos ao seu perfil do Google Meu Negócio é uma estratégia inteligente para fortalecer a imagem da sua marca e aumentar a confiança dos consumidores. Quando as pessoas encontram seu negócio nos resultados de busca e visualizam as avaliações positivas, elas tendem a se sentir mais seguras para experimentar seus produtos ou serviços.
Portanto, não perca a oportunidade de usar o Google Meu Negócio como uma plataforma para fortalecer sua imagem e aumentar a confiança dos consumidores. Integre seus depoimentos e avaliações positivas e mantenha seu perfil sempre atualizado e atraente para novos clientes.
Mas não basta apenas coletar depoimentos: a autenticidade é fundamental para construir confiança. Depoimentos sinceros e genuínos têm maior impacto na decisão dos consumidores em potencial, pois transmitem experiências reais de outros clientes, criando uma conexão emocional e fortalecendo a prova social do seu negócio. Por isso, ao buscar depoimentos, é essencial incentivar os clientes a compartilhar suas opiniões de forma honesta e transparente.
Lembre-se de que a prova social é um dos principais fatores que influenciam a decisão de compra dos consumidores, então não deixe de investir em depoimentos e avaliações autênticas e impactantes para impulsionar o sucesso do seu negócio no marketing digital.
Reservas: permita que os clientes agendem um compromisso ou agendem serviços diretamente da sua listagem com um simples clique. Os parceiros de agendamento integrados ajudam você a organizar, acompanhar e gerenciar facilmente suas reservas em um só lugar.
Gerenciamento de Revisão: Você sabia? 91% dos consumidores leem comentários on-line e 84% das pessoas confiam nos comentários tanto quanto nas recomendações pessoais dos amigos. On-line, comentários são tudo. Envolva os clientes em comunicações bidirecionais ao receber e responder a críticas.
Perguntas e respostas: responda às perguntas diretas dos clientes sobre sua empresa e fixe as perguntas frequentes para facilitar a visualização.
Fotos: recursos visuais fortes são cruciais para boas primeiras impressões – e são essenciais para uma se destacar. O Google Meu Negócio permite que você envie suas melhores fotos e vídeos para atrair os clientes a visitá-lo.
Precisão na Web: o Google é o Google. Ele alimenta grande parte da Internet, e muitos sites de terceiros usam o Google para obter informações. Ou seja, as informações comerciais que você publica em sua listagem do Google Meu Negócio ajudam a disseminar informações consistentes e precisas sobre sua empresa na Web.
Pesquisas mostram que 60% dos consumidores pesquisaram uma empresa pelo menos seis vezes no ano passado. Portanto, se sua empresa marcar essas caixas iniciais, o Google Meu Negócio poderá ajudar você a se tornar uma empresa mais representada, visível e visitada.
Como otimizar seu Google Meu Negócio
Depois de confirmar sua empresa, você pode visitar o painel do Google Meu Negócio e começar a atualizar informações. O ideal é manter essa rede atualizada e postar novidades semanalmente.
Fazer upload de fotos e fornecer aos clientes em potencial informações úteis, como seu horário comercial e atributos, por exemplo, Wi-Fi gratuito, ideal para crianças, pet friendly. Quanto mais informações você fornecer, e quanto mais você mantiver a lista atualizada, melhor.
Se você tiver tempo e recursos, poderá fazer muito mais para transformar os cliques do Google em novos clientes.
O Google Meu Negócio é uma ferramenta essencial para proprietários de empresas locais. Em apenas alguns minutos, você pode verificar sua listagem e começar a aparecer nas pesquisas de clientes locais que tentam encontrar uma empresa como a sua.