O site Business Insider listou os livros favoritos das dez personalidades mais importantes do mundo do empreendedorismo e da tecnologia. De Bill Gates a Steve Jobs, o que essas mentes brilhantes nos mostram é que o hábito da leitura é essencial para quem deseja se tornar um empreendedor de sucesso!
Inspirados nessa ideia, resolvemos listar aqui os 6 livros que todo empreendedor deve ler. Confira, a seguir, as nossas recomendações!
1. O poder do hábito (Charles Duhigg)
Publicado em 2012 pelo jornalista do The New York Times, o livro se transformou em um verdadeiro sucesso para empreendedores brasileiros em 2015. Sua abordagem criativa traz uma série de cases de empresas que alcançaram uma gestão vencedora adotando algumas mudanças de hábitos.
Mesmo sendo um livro essencial para os negócios, suas lições podem ser utilizadas em qualquer área da vida pessoal ou profissional, seja no aumento da produtividade, no trabalho em equipe, no estímulo à criatividade e nas mudanças que levam ao sucesso.
2. De zero a um: o que aprender sobre empreendedorismo com o Vale do Silício (Peter Thiel)
O Vale do Silício é o maior polo mundial de empreendedorismo e inovação do mundo. Mas qual o segredo para se tornar um empreendedor de sucesso dos líderes das startups que nascem nesse local?
É essa fórmula que Peter Thiel traz em seu livro. Com uma visão otimista sobre o futuro do empreendedorismo, o autor mostra o real conceito de inovação, maneiras criativas de construir ideias e como entregar um produto de qualidade ao cliente, sem cobrar um valor exorbitante por isso.
3. Os segredos da mente milionária (T. Harv Eker)
O que torna os milionários tão diferentes das pessoas comuns? Como pessoas que começam do zero conseguem construir um empreendimento com alto valor de mercado?
T. Harv Eker acredita que as respostas para essas perguntas são alimentadas em nossas mentes desde a infância, e a nossa construção como pessoa molda o nosso destino financeiro.
No livro, o autor apresenta 17 dicas práticas de pessoas milionárias que te ajudarão a mudar o seu modo de agir e transformar uma mente destrutiva em uma jornada de sucesso.
4. O jeito Disney de encantar os clientes (Disney Institute)
Walt Disney utilizou o encantamento dos contos de fadas para criar um universo extremamente lucrativo, que sobrevive mesmo após a sua morte em 1966.
Neste livro, o leitor é levado aos bastidores dessa empresa, seus princípios éticos, formas de atendimento, projetos criativos e a forma de satisfazer a necessidade dos seus clientes. Uma “bíblia” para quem não deseja ser apenas mais um na multidão.
5. #VQD – Vai Que Dá! (Endeavor Brasil)
Quem deseja montar o seu próprio negócio é rodeado de dúvidas, expectativas e medo de fracassar. A maioria das pessoas acredita que grandes empresas já nascem grandes, e nem sempre a história é assim.
O livro da Endeavor Brasil conta cases de dez empreendedores brasileiros e os seus principais desafios para chegarem ao sucesso. Com uma linguagem positiva e incentivadora, o livro mostra a visão desses empreendimentos e como a ação é o melhor caminho para transformar sonhos em realidade.
6. A startup enxuta (Eric Ries)
Existe uma fórmula mágica para o sucesso? Para Eric Ries, não. Cada empresa possui uma estrutura e histórias diferentes, que precisam de uma análise subjetiva para que deem certo, ou não.
Dividido em três partes – visão, direção e aceleração –, o livro quebra diversos mitos sobre as startups, revelando a importância desse modelo de negócio e mostrando como suas estratégias podem ser usadas até mesmo em grandes organizações.
Gostou das nossas sugestões para ser um empreendedor de sucesso? Não deixe de compartilhá-las com os seus amigos em suas redes sociais: mostre a eles que você está por dentro dos melhores conteúdos para ser um bom gestor!