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O que é marketing de relacionamento e como colocá-lo em prática?

O departamento de marketing costuma ser um dos setores mais nobres e estruturados das empresas brasileiras. Porém, quando se fala de marketing de relacionamento, nos deparamos com um cenário precário e profissionais que não conhecem muito sobre o assunto.

O marketing de relacionamento é basicamente uma estratégia que visa estabelecer uma boa relação com os clientes e os prospects — convertendo esses últimos em vendas. Essa prática busca criar um laço forte entre a marca e seu público, transparecendo confiança e disponibilidade para ajudá-lo a comprar o que busca e sanar potenciais dúvidas.

No post de hoje vamos te contar um pouco mais dessa nova forma de fazer marketing e quais são suas vantagens. Continue lendo e aprenda como aplicar o marketing de relacionamento na sua empresa!

Entenda o cliente

Em qualquer relação com pessoas, seja em âmbito profissional ou pessoal, quanto mais você conhece o outro, mais êxito você terá nas conversas.

Em uma empresa, deve-se conhecer bem o cliente, sabendo como ele se comporta, do que ele gosta, o que ele procura, quanto está disposto a gastar e como atraí-lo. Entendendo bem o seu público-alvo, fica fácil elaborar estratégias efetivas e abordá-lo de forma sutil e precisa.

Fora que, conhecendo bem o seu cliente, fica fácil de se tornar uma marca de confiança para ele, sendo referência no seu nicho e sempre a primeira opção quando ele for efetuar uma compra.

Visibilidade da marca

A adoção de práticas do marketing de relacionamento aumenta a visibilidade da sua empresa. Afinal, clientes que são bem atendidos tendem a comentar sobre isso com amigos e conhecidos.

Além disso, é importante que sua empresa esteja presente em todas as frentes possíveis, online e offline, sempre se dispondo a atender e ajudar o cliente com suas dúvidas. Isso faz com que a sua companhia seja melhor percebida pelo mercado, concorrentes e clientes.

Uma empresa que está sempre presente acaba ficando na mente do público e sempre é uma das primeiras opções a serem consideradas pelas pessoas no momento da compra.

Contar com especialistas

Não adianta ter uma boa ideia se a estratégia e a execução dela são mal feitas, certo? Por isso, é importante contar com uma boa equipe de marketing, que saiba o que está fazendo e consiga elaborar metas e ações que vão te ajudar a chegar mais rapidamente ao seu objetivo.

Recorrer a agências e profissionais especializados em marketing, principalmente em marketing digital, pode ser uma escolha e tanto. Estes profissionais sabem bem o que estão fazendo e conseguirão ajudar o seu negócio a crescer cada vez mais e turbinar as vendas!

Viu? Apesar de ser um assunto relativamente novo, o marketing de relacionamento é uma prática incrível e que só tende a crescer! Adotando essa estratégia, a sua empresa conseguirá se aproximar do cliente e aumentar o número de vendas.

Por fim, lembre-se que um bom atendimento, que visa compreender o cliente é uma prática saudável e que torna tudo mais leve! Gostou do assunto? Então aproveite para conhecer 7 dicas para melhorar o relacionamento com a sua marca!

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Flávio Sabugo

Flávio Sabugo

Flavio Sabugo é Executive Coaching, Consultor e Palestrante de Marketing Digital. A mais de 20 anos se destaca na área comercial em empresas nacionais e internacionais. Apaixonado por tecnologia se especializou no mercado digital para desenvolvimento de estratégias em empresas que pretendem potencializar seus resultados através da internet.
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