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Conheça 6 dicas e 1 sacada para empreender no mundo digital

Será que existe algum  segredo para empreender com sucesso no mundo digital? Talvez não, mas que muitos estão à procura de uma fórmula mágica, isso é certeza. 

O objetivo deste artigo é entrar um pouco mais a fundo nesse tema, e para isso resgatamos alguns insights da conversa do Flávio Sabugo com Olímpio Araújo no Social for Sales (S4S), um encontro sobre mídias sociais da Camila Porto.… Afinal, é em momentos de crise econômica que precisamos pensar fora da caixa, certo? 

Para quem não conhece, Olimpio Araujo Júnior é consultor e professor de Marketing Digital desde 1999 e referência na área de Marketing Digital. 

O tema da conversa foi: existe uma possibilidade (real) de trabalhar (e ser bem sucedido) com o Marketing Digital ou isso é conversa de marketeiro? 

Neste artigo você vai ver os principais insights  e questões relacionadas a esse tema que surgiram nesse bate-papo com Olímpio.

Para ir direto ao ponto, separamos as 7 dicas que o Olímpio Araújo falou na conversa para você começar organizar sua vida como empreendedor digital. Primeiro, saiba que o Marketing Digital democratizou o acesso à comunicação para empresas de todos os portes. Portanto, é possível fazer o seu negócio escalar seguindo algumas etapas. 

Vamos a elas: 

1 – DEDICAÇÃO

Se a pessoa dedicar um pouco de tempo, esforço e se capacitar adequadamente para fazer o trabalho, qualquer um pode divulgar um negócio digital, seja um pequeno empreendimento, uma pessoa física, um escritório ou até mesmo uma pessoa que trabalha como infoprodutor ou afiliado.

2- CAPACITAÇÃO

Na web não existe mais lugar para amador. Indiferente de quem for a pessoa ou de quanto ela tem para investir ou se não tem nada para investir ela vai ter que se capacitar. E você pode fazer isso de várias formas, por exemplo, pode comprar livros e assistir vídeos no YouTube – hoje, tem centenas de vídeos, tutoriais, entrevistas, palestras e vídeo-aulas abertas com conteúdo de qualidade.

3 – FERRAMENTAS

Existem ferramentas gratuitas que oferecem a praticidade que você precisa para ajudar no seu negócio digital. Por exemplo, o MailChimp – é uma das melhores ferramentas de e-mail marketing, e com ele você pode mandar para até 2000 cadastrados sem custos de envio. 

Neste ARTIGO  você lê sobre as ferramentas de e-mail que vão te ajudar a construir uma lista de leads de forma automatizada (processo essencial para qualquer empreendedor digital).

4 – INVESTIMENTO

Você pode construir um grande projeto do zero e sozinho? Com certeza! 

O empreendedor digital pode começar praticamente do zero. Quanto mais você investe mais rápido você terá os resultados. 

O que você vai ter que fazer? 

O ideal é que as pessoas ganhem dinheiro antes de gastar dinheiro. Então você pode reinvestir aquilo que está ganhando, mesmo que não seja muito, mas em seu próprio negócio digital..

Você não precisa necessariamente tirar dinheiro do bolso, você vai usar o seu trabalho, a sua capacitação e seu tempo para fazer o seu negócio começar a decolar. O empreendimento digital vai começar a gerar um lucro para você . Por mais que seja pequeno você pode reinvestir este lucro para fazer o seu negócio crescer. Isso não é restrito apenas aos empreendedores digitais, todos os grandes empreendedores fazem isso. 

Neste momento você pode estar se perguntando: “como o empreendimento digital vai começar a gerar lucro?” Talvez essa seja a parte mais interessante dessa área: a automação. Hoje, é possível ter acesso a várias ferramentas que vão te proporcionar mais tranquilidade na hora de pensar em empreender no mundo digital, tornando esse processo simples e automático. 

Por exemplo,  você pode utilizar em suas campanhas de e-mail marketing o E-goi. Como funciona? Você faz a captação de leads (Face Ads e no meu blog) e depois o E-goi ajuda a criar uma sequência de marketing de forma automática. Assim, quando um lead entra na lista de contatos ele automaticamente é direcionado para uma sequência de e-mails inteligente.

O legal é que o E-goi é uma ferramenta em português e o valor da mensalidade é em  reais (R$) o que facilita muito na hora de pagar, considerando o atual valor do dólar.

5 – COMO COMEÇAR 

Nunca invista sem testar antes. Se você vai investir em publicidade online, coloque primeiro R$ 50,00, se deu resultado coloque mais R$ 50,00, R$ 100,00 e por aí vai. Você vai crescendo gradativamente.  Não deu resultado? Pare e analise se você está utilizando a estratégia correta. Talvez o tipo de publicação que você fez não atingiu o público adequado. 

6  – ABANDONAR O EMPREGO

O sucesso não acontece por acaso. Ele vem de muito trabalho duro, persistência, dedicação e capacitação. A maior parte das pessoas que não têm sucesso não é porque elas sejam azaradas ou porque aquele negócio não era para elas, é  porque talvez elas não tenham seguido o caminho correto. Isso vale tanto para negócios online quanto para negócios offline.

7 – O CAMINHO MAIS CURTO PARA EMPREENDER ONLINE (A SACADA DO NEGÓCIO DIGITAL)

Qual é a forma mais fácil de você, empreendedor digital, encurtar o caminho e evitar erros?  

Inspire-se em quem já está no mercado. Procure pessoas que já passaram por todo o processo e que saberão orientá-la da forma correta para que você siga o caminho mais assertivo no mundo digital.

O processo de aprendizagem e capacitação  que falamos lá no Item 2 também passa por aprender com essas pessoas. A sacada é: não pegue o caminho mais longo, inicie o seu negócio digital aprendendo com grandes nomes da área. Cuidado com os falsos gurus, mas esteja atento aos que entregam conteúdo de qualidade

E como que você faz isso? Procure cursos de capacitação, cursos online de pessoas que já trabalham nesse mercado e, também, por instituições renomadas como o Sebrae e Endeavour

Gostou? Veja a entrevista completa do nosso CEO Flávio Sabugo e do consultor de marketing Olímpio Araújo abaixo:

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Flávio Sabugo

Flávio Sabugo

Flavio Sabugo é Executive Coaching, Consultor e Palestrante de Marketing Digital. A mais de 20 anos se destaca na área comercial em empresas nacionais e internacionais. Apaixonado por tecnologia se especializou no mercado digital para desenvolvimento de estratégias em empresas que pretendem potencializar seus resultados através da internet.
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