Blog

Como aumentar a presença online da minha empresa?

Para construir uma boa presença online é preciso muito mais do que construir um site na internet: é preciso uma estratégia que proporcione a construção de autoridade e credibilidade de uma empresa, tornando-a referência na área.

Confira no artigo de hoje a importância da presença online para conquistar um bom posicionamento no mercado e algumas dicas para sua empresa fazer a diferença na internet, conquistando clientes e aumentando suas vendas.

A importância da presença online

A internet é um prato cheio para quem deseja expandir o seu negócio — e ficar fora dela no mundo atual é o mesmo que perder visibilidade, clientes e vendas. O crescente número de internautas, no Brasil e no mundo todo, mostra a necessidade de as empresas se posicionarem no ambiente digital.

Se você não quer ficar atrás dos seus concorrentes e deseja construir uma boa reputação e alavancar suas vendas, não adianta só ter um site. Um negócio com presença online consolidada consegue não apenas mais visitantes no site, mas também mais conversões.

Além disso, o marketing digital tem uma relação custo/benefício muito mais vantajosa do que mídias tradicionais, como TV e rádio, que são bem mais caras. Somado a isso, há o fato de que a publicidade online é um recurso acessível a todos, seja para as grandes empresas, seja para o pequeno e médio empreendedor. Mas como ter uma forte presença online?

A construção da presença online

Há várias estratégias de marketing digital que contribuem para a construção da presença online da sua empresa. Veja as principais que destacamos para você:

1. Links patrocinados e anúncios pagos

O Google é uma das ferramentas mais importantes do marketing digital, capaz de exercer influência direta sobre o consumidor e o cliente em potencial.

Um de seus recursos são as campanhas pagas, com links patrocinados e anúncios, sendo uma forma rápida e eficiente para melhorar a presença online do negócio. Para isso, o Google oferece um sistema de publicidade online que se chama Google AdWords — e existem também outras ferramentas, como o YouTube Ads, também do Google, e o Facebook Ads, do Facebook.

Você pode criar um anúncio institucional que alavanque as visitas em seu site ou curtidas numa página, por exemplo, ou ainda divulgar seus principais lançamentos ou promoções.

2. Marketing de conteúdo

marketing de conteúdo é uma estratégia eficiente para melhorar a presença online de sua empresa. Com uma produção de conteúdo de qualidade e relevante para o seu público, você se torna autoridade no assunto.

O conteúdo que responde dúvidas dos usuários da internet e os ajuda a solucionar problemas é bastante útil nesta estratégia, pois eles passam a ter confiança na sua marca e vê-la como especialista no assunto.

Conteúdos que agregam valor podem ainda estimular o compartilhamento pelo usuário, gerando e expandindo um público fiel que acompanha suas publicações.

3. Produção de Vídeos

Com o aumento da velocidade da internet e o surgimento de novas tecnologias de streamming, os vídeos estão se transformando em ótimas ferramentas para as empresas que desejam aumentar a sua presença online.

E além de transmitir mensagens de maneira mais eficiente, os vídeos podem ajudar a aumentar a taxa de conversão de suas estratégias promocionais.

Este tipo de conteúdo se tornou ainda mais relevante com a popularidade de redes sociais como o YouTube e o Snapchat. Até mesmo o Facebook está investindo no conteúdo em vídeo, oferecendo serviços como o Facebook Live.

Por isso, se sua empresa deseja aumentar a sua presença online, é muito importante que ela invista na produção de vídeos para a internet. Com recursos do dia a dia, como as câmeras dos aparelhos celulares, é possível criar conteúdos de qualidade, capazes de atrair a atenção dos seus clientes.

4. Dispositivos mobile

O número de pessoas que utilizam os aparelhos celulares e tablets para acessar a internet cresce a cada ano em nosso país. Atualmente, são mais de 80 milhões de brasileiros que usam os aparelhos móveis para se manterem conectados com seus amigos, familiares e as marcas que admiram.

E se você deseja melhorar a presença online de sua empresa, construir um site responsivo é indispensável. Assim, você vai permitir que qualquer pessoa que tenha acesso à internet possa conhecer mais sobre os produtos e serviços de sua organização, independentemente do aparelho que ela usar para navegar pela internet.

E sua empresa ainda pode ir além, construindo aplicativos que ofereçam uma experiência ainda melhor para seus clientes, ajudando até mesmo em sua estratégia de fidelização.

Lembre-se de que se o seu negócio não se adequar a essa nova realidade, você poderá perder uma parte considerável do mercado para os concorrentes preparados para os dispositivos móveis.

5. Redes sociais

Independentemente de sua área de atuação ou do tamanho de seu negócio, é certo que uma enorme parcela dos seus clientes utiliza as redes sociais no dia a dia.

Pra você ter uma ideia da importância das redes sociais para aumentar a presença online de sua empresa, só no Brasil, mais de 45% da população tem o costume de acessar o Facebook pelo menos uma vez por mês. Você quer perder a chance de impactar estes consumidores?

Se o seu público está presente nas redes sociais, você também precisa estar. Por isso, invista na produção de conteúdo relvante, que seja capaz de atrair a atenção de seus clientes.

Não deixe de responder a todas as dúvidas que possam surgir, ajudando os usuários a solucionar as dúvidas e problemas que enfrentam no dia a dia.

Construa também um planejamento estratégico e um cronograma de postagens com conteúdo e imagens atrativas. Alimentando regularmente as redes e interagindo com o usuário, você cria um relacionamento sólido com o seu público, além de aumentar a visibilidade do seu negócio na internet.

6. Invista em uma estratégia de SEO

Uma das melhores práticas para melhorar a presença online de sua empresa é investindo em SEO — uma estratégia cujo o objetivo é melhorar o posicionamento de um site nos grandes buscadores, como o Google.

Essa é uma estratégia importante pois, com ela, o seu site poderá aparecer nos resultados de busca sempre que um usuário procurar pelos produtos e serviços semelhantes aos que você oferece.

E para conquistar as primeiras posições nos resultados de busca do Google, é preciso realizar uma série de ajustes no seu site. Essas mudanças passam pela produção de conteúdo de qualidade — baseando-se nas palavras-chave mais usadas nas buscas pelos clientes do seu negócio —, pelo uso correto das tags HTML e pela busca por links de outras páginas na internet que redirecionem para o seu site.

Além de aumentar o número de visitas em seu site, construindo uma estratégia de SEO, você será capaz de colocar sua empresa em uma posição de destaque no mercado, fazendo com que as pessoas vejam a sua marca como uma referência, já que é recomendada pelo Google.

Gostou deste artigo? Quer receber mais dicas para melhorar a presença online de sua empresa e aumentar as suas vendas? Siga o perfil da Otimize no LinkedIn.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Flávio Sabugo

Flávio Sabugo

Flavio Sabugo é Executive Coaching, Consultor e Palestrante de Marketing Digital. A mais de 20 anos se destaca na área comercial em empresas nacionais e internacionais. Apaixonado por tecnologia se especializou no mercado digital para desenvolvimento de estratégias em empresas que pretendem potencializar seus resultados através da internet.
plugins premium WordPress