5 medidas de gestão empresarial que vão melhorar as vendas

5 medidas de gestão empresarial que vão melhorar as vendas

Por mais que um processo de vendas dependa de fatores externos (clientes, mercado, concorrentes, etc.), é no ambiente interno da empresa que estão alguns pontos que irão influenciar no fechamento de novos clientes.

 

No artigo de hoje vamos falar sobre algumas medidas de gestão empresarial que ajudam a melhorar as vendas e aumentar a sua receita. Quer saber quais são elas? Então confira agora mesmo!

Integração entre as áreas

 

O processo de integração entre as áreas faz com que a comunicação seja contínua, compartilhando dados e informações que são importantes na tomada de decisão e criação de novas estratégias. Além disso, é através dela que os setores passam a atuar em conjunto, em prol de objetivos em comum – em vez de traçarem metas que, muitas vezes, não possuem conexão.

 

Dessa forma, os setores de Vendas, Logística e Compras, por exemplo, passam a se comunicar melhor, trocando informações importantes a respeito de condições de mercado, previsão de demanda, disponibilidade de itens em estoque, condições de transporte, prazo de entrega dos fornecedores, entre outras coisas. Isso ajuda a criar uma sinergia entre as áreas, que tomam decisões mais assertivas, influenciando positivamente nos resultados.

 

Estratégia de marketing

 

Criar e desenvolver estratégias que tornem a marca mais reconhecida no mercado, além de tornar a empresa mais próxima e acessível para os clientes, é uma das formas de melhorar as vendas através de gestão empresarial. Nesse sentido, o planejamento é fundamental, para que as ações definidas tenham o maior alcance possível e chegue ao público que possui o perfil de clientes.

 

Uma das formas mais eficazes, atualmente, é o investimento em marketing digital, iniciando e ampliando a presença online da empresa, principalmente através de perfis em redes sociais.

 

Gestão de estoques eficiente

 

Apesar de englobar atividades operacionais, uma gestão de estoques eficiente ajuda a aprimorar a gestão empresarial e, por consequência, alavancar as vendas. Isso acontece, em grande parte, porque, com o acompanhamento do giro dos materiais, além de facilitar na elaboração da previsão de demanda, é possível informar ao setor de compras – com maior precisão – quais itens precisam ser comprados, em quais quantidades e frequências.

 

Com isso, é possível compor o estoque de maneira muito mais assertiva, levando em consideração o histórico de vendas, garantindo que os produtos corretos estejam disponíveis para as vendas, evitando rupturas e perda de faturamento por fata de item em estoque.

 

Otimização de processos

 

O aprimoramento de processos visa identificar as falhas e os problemas que prejudicam os resultados, auxiliando o gestor a elaborar ações de melhorias, que visam eliminar esses gargalos. No que diz respeito a setor de vendas, isso inclui o aprimoramento dos processos de prospecção, abordagem, negociação, fechamento e pós-venda, por exemplo.

 

Acompanhamento de indicadores

 

Os indicadores de desempenho são utilizados para avaliar os resultados de determinados processos, permitindo que o gestor possa acompanhar o desempenho, identificar os gargalos e criar ações de correção e melhoria. Na área de vendas, alguns dos indicadores mais utilizados são os de faturamento (por região, por cliente, por segmento), ticket médio de vendas, desempenho dos vendedores, total de oportunidades abertas, total de oportunidades fechadas, bem como total de oportunidades perdidas, por exemplo.

 

Adotar novas medidas de gestão empresarial, ou implementar melhorias nos processos são excelentes formas de aprimorar os resultados em vendas, visto que essas ações buscam eliminar as falhas, corrigir os problemas, identificar formas mais positivas de se relacionar com os clientes, entre outras coisas.

 

O que achou desse artigo? Utilize os comentários para expressar sua opinião e dúvidas a respeito desse tema e participe da conversa!

Flávio Sabugo

Consultor e Palestrante de Marketing. Possui Certificado do Google Adwords - Especialista em Ajudar Empresas a Otimizar Resultados Através da Internet

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