Se o seu negócio está procurando uma forma de ganhar mais visibilidade nos meios digitais, investir em tráfego pago pode ser um excelente negócio. Mas o que é tráfego pago? Continue a leitura que vamos te explicar tudo a respeito desse importante assunto.
O que é tráfego pago?
Nada mais é do que uma poderosa estratégia de marketing que tem o objetivo de criar anúncios personalizados dos produtos ou serviços de um negócio em todas as plataformas digitais. O objetivo é conquistar clientes em potencial, estreitar o relacionamento com esses leads e fazê-los bater o martelo.
Agora que você sabe o que é tráfego pago, o seu funcionamento é muito simples. O empreendedor usa uma ferramenta de mídia (como o Google ADS, por exemplo), investe mensalmente um valor nela, cria anúncios atrativos e paga quando os internautas clicarem em um ou mais deles.
Porque investir em tráfego pago?
Conheça as vantagens para uma empresa que investe em tráfego pago:
- Resultados imediatos
Os resultados das campanhas de vendas de uma empresa que investe em anúncios pagos em plataformas digitais são praticamente imediatos. Isso acontece porque o público alvo que foi segmentado vai ver seus anúncios e ter uma maior interação com eles.
- Segmentação mais apurada
Todas as ferramentas usadas para tráfego pago têm uma enorme capacidade de segmentar o público-alvo de um negócio. E com informações precisas a respeito dos seus clientes em potencial, é possível usar as estratégias certas para que eles batam o martelo.
- Baixo investimento
O tráfego pago não exige um alto investimento financeiro por parte do empreendedor. É possível definir o valor que deseja investir. Essa estratégia é tão flexível quanto ao orçamento e a durabilidade da campanha.
- Acompanhamento das métricas
No tráfego pago, o empreendedor pode acompanhar as métricas da sua campanha de vendas praticamente em tempo real. Isso tem uma grande vantagem competitiva: uma rápida adaptação das estratégias de acordo com os resultados obtidos.
Modelos de cobrança no tráfego pago
No tráfego pago, existem basicamente três modelos de cobrança:
- PPC (Pay per Click): É quando o empreendedor só paga quando o internauta clica em seu anúncio para visualizá-lo;
- CPM (Cost per Thousand): A cobrança acontece pelo número total de impressões. A cada mil impressões o empreendedor é cobrado, independente do número de cliques ou visualizações;
- CPV (Cost per View): Nessa modalidade, a cobrança acontece somente quando o usuário visualiza o anúncio do empreendedor, como um vídeo no YouTube, por exemplo.
Tráfego pago X Tráfego orgânico
O tráfego pago é indicado para empresas que estão no início das suas atividades, precisam ampliar os negócios ou ganhar mais visibilidade nos meios digitais. O tráfego orgânico também pode ser bem vantajoso, desde que sejam usadas as estratégias de marketing certas.
Mas o que é anúncio?
Podemos dizer que é uma arte (bem elaborada) sobre os produtos ou serviços de uma empresa e que tem o objetivo de despertar a curiosidade dos internautas, levando-os a acessá-lo. Um anúncio online chamativo e claro pode ser extremamente convincente.
Diferenças entre anúncios nas redes sociais e no Google
Ambas as estratégias, se forem bem usadas, podem trazer bons resultados. A questão é que os anúncios no Google atingem um número muito maior de usuários. Os anúncios nas redes sociais, como o Facebook Ads, por exemplo, só vão alcançar as pessoas que têm uma conta ativa nessa rede social. Ou seja, é algo bem mais restrito, mas também não deixa de ser promissor.
O que faz o gestor de tráfego?
Esse profissional da área de marketing digital é responsável por fazer toda a gestão do tráfego pago de uma empresa na internet. Ou seja, ele monitora o desempenho das campanhas de vendas online, faz os ajustes necessários nas estratégias que estão sendo usadas e implementa as devidas mudanças para que o tráfego pago esteja bem alinhado com os propósitos da empresa contratante.
Quanto devo investir em tráfego pago?
Tudo vai depender do orçamento da sua empresa. É claro que quanto maior for o valor investido, maiores serão as chances das suas campanhas de vendas alcançarem um grande público e ficarem mais tempo no ar. E isso se traduz em maiores chances de vendas a curto e médio prazo.
Conclusão
Agora que você sabe o que é tráfego pago, bem como os principais benefícios de investir nele e deseja que seu negócio se torne uma referência para os seus clientes, além de ter mais visibilidade na internet, chegou a hora de contar com uma agência de marketing digital competente e séria para cuidar do seu marketing e vendas.
Por isso, a Otimize é a solução ideal que vai fazer o seu negócio prosperar de vez. Pode acreditar que, com a gente, os resultados da sua empresa serão ainda melhores. Estamos esperando o seu contato. Será um prazer conhecer a sua empresa e todas as suas demandas.