É muito comum ver clientes reclamando, no final da prestação de serviço, que receberam menos do que o que foi vendido para eles.
Por isso pare e reflita se hoje, na sua empresa, você está de fato entregando o que está vendendo.
Esta situação é mais comum do que se pensa e pode ser por falta de treinamento do vendedor ou falta de atenção da empresa na hora de analisar o que foi contratado. De qualquer maneira, é desagradável para o cliente e ele pode sair insatisfeito…e não queremos isso, né?
“Em média, um cliente satisfeito conta para 3 pessoas sobre a experiência positiva na sua empresa. Ao passo que um cliente insatisfeito relata para 11 pessoas sua experiência negativa.”
Vamos às dicas:
- Faça uma lista de todos os seus serviços e o que está incluso em cada um deles, com o máximo de detalhes possíveis.
- Determine em quanto tempo você consegue produzir cada serviço, e jogue um tempo a mais nos prazos para evitar saia justa com situações inesperadas.
- Repasse essa lista ao vendedor e o oriente sobre o que é interessante ressaltar e quais são os maiores diferenciais desses serviços e da empresa.
- Em hipótese alguma prometa serviços ou prazos que não pode cumprir. Se o cliente fizer alguma objeção, deixe claro que você preza pela qualidade.
- Estratégias como dar um prazo maior e entregar antes ou aumentar o valor do serviço para agradar com algum extra depois são ações que costumam funcionar.
- Alinhe bem as expectativas do seu cliente com o que de fato está contratando.Tenha em mente que, uma vez prometido, você deve entregar para não ter um cliente insatisfeito compartilhando por aí a má experiência que teve com a sua empresa. Você está de fato entregando o que está vendendo?