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Qual a importância da Black Friday e porquê minha empresa deve aderir?

A Black Friday é uma data que existe desde 1950 nos Estados Unidos e se popularizou no Brasil na última década. No ano passado a Black Friday, foi responsável pelo segundo maior lucro dos e-commerces brasileiros, chegando a 2,6 bilhões e perdendo apenas para o natal.

Sem dúvida a Black Friday é uma data a se atentar, a procura aumenta, o mercado se mobiliza e o sentimento de ganho é avivado nas pessoas. Talvez esse último aspecto deva ser o mais observado, o que o público espera da black friday e o que sente sobre ela.

Independente do produto oferecido, ao longo do ano trabalham-se campanhas voltadas para as necessidades e dores dos clientes e o mercado flutua com a demanda de produtos e serviços entretanto a Black Friday ou Black November para algumas empresas, torna-se a data perfeita para ganhos altos.

Por que investir na Black Friday?

A psicologia explica, quando trabalhamos com vendas devemos levar em consideração planejamento e gatilhos mentais. A Black Friday precisa ser pensada com antecedência, com estratégia e entendendo seus gatilhos para obter o máximo de resultado.

Veja alguns gatilhos mentais que podem te ajudar a vender mais nessa Black Friday:

● Prova social: o mundo inteiro participa.
● Escassez: ofertas irresistíveis apenas no dia da Black Friday.
● Palavras irresistíveis para vendas: “Promoção em apenas x parcelinhas”.

Entendo o que a Black Friday provoca na cabeça dos consumidores e a necessidade que eles possuem é a chave para o sucesso, trabalhar a ideia de última oportunidade e de ganho financeiro é o que faz as pessoas comprarem mais.

O que você não pode deixar de fazer na Black Friday

Cadastro de clientes. Por exemplo, faça anúncios com cadastro sobre a Black Friday que ocorrerá na sua empresa e explique que quem for cadastrado receberá descontos antecipados, trazendo a sensação de exclusividade para o cliente.

Fazer mais de uma campanha para a Black Friday. Planeje com fornecedores e organize seu estoque, faça um “teste” com alguns produtos e com uma porcentagem menor de desconto, a partir disso faça a segunda com mais produtos e mais descontos.

Crie expectativas. As redes sociais servem como grande aliada na hora de conquistar clientes na Black Friday, dê pistas e dicas de como será a Black na sua empresa, crie curiosidade e expectativas nos clientes.

Benefício extra. Conceder um benefício exclusivo para quem se cadastrar na landing page da sua Black Friday tem grandes chances de dar um ótimo retorno em vendas. Pode ser um brinde, desconto extra no boleto ou frete grátis.

Provoque urgência. A Black Friday no seu e-commerce pode durar um dia ou uma semana, o importante é trabalhar o senso de urgência no cliente para que você consiga vender mais. Faça a divulgação com antecedência e finalize no último dia, informando a chance final de comprar.

Independente da estratégia que você vá utilizar no seu negócio, uma coisa é certa, é necessário planejamento e cuidado na hora de fazer suas campanhas, é importante se atentar a legislação, para não cometer nenhuma transgressão e de fato realizar os descontos propostos.

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Flávio Sabugo

Flávio Sabugo

Flavio Sabugo é Executive Coaching, Consultor e Palestrante de Marketing Digital. A mais de 20 anos se destaca na área comercial em empresas nacionais e internacionais. Apaixonado por tecnologia se especializou no mercado digital para desenvolvimento de estratégias em empresas que pretendem potencializar seus resultados através da internet.
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