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Por que minha empresa precisa anunciar no Google?

Muitas empresas desejam expandir seus negócios e lucrar mais, mas não conhecem as grandes oportunidades que o Marketing Digital oferece, principalmente a possibilidade de anunciar no Google.

Ficar bem posicionado nos principais buscadores é fundamental para quem deseja melhorar os resultados em vendas e atrair visitantes para seu site, obtendo um rápido retorno mesmo com baixos investimentos.

Quer entender de vez por que sua empresa deve anunciar no Google? Nós tiramos suas dúvidas a seguir!

Por que anunciar no Google?

Pesquisas indicam que mais de 90% dos consumidores pesquisam na internet antes de comprar um produto em uma loja física ou virtual. No Brasil, a ferramenta de busca mais utilizada é o Google.

Ou seja, pessoas de todos os cantos estão pesquisando algo que desejam comprar, informações sobre determinado assunto ou soluções para seus problemas por ali. Dessa forma, empresas de diversas áreas, independentemente do tamanho, têm grande potencial para conquistar novos clientes utilizando os recursos disponíveis no Google.

Dentre eles, o principal é o Google AdWords (anúncios pagos do Google). O site disponibiliza áreas reservadas na parte superior da página, nas primeiras posições dos resultados de busca, oferecendo grande visibilidade para a empresa e atraindo visitas para o site de pessoas que estão realmente interessadas naquele tipo de serviço ou produto.

Os links patrocinados, como são chamados, são uma das formas mais acessíveis e democráticas de anúncios, pois o Google os privilegia pela qualidade e não apenas pelo orçamento. Uma empresa que investe milhões e um micronegócio que tem um orçamento de R$ 100, por exemplo, podem ficar lado a lado.

Quais os benefícios de anunciar no Google?

Ao investir em links patrocinados no Google, o empresário tem diversos benefícios, como:

Autonomia ao determinar o orçamento

Uma das grandes vantagens em utilizar o Google AdWords é que você pode escolher o quanto quer gastar por campanha.

O seu orçamento dependerá do valor da palavra-chave escolhida. A partir disso, você define quanto quer gastar por dia e por lance, e esse valor será multiplicado por 30 (1 mês), resultando em seu orçamento total.

O seu investimento não vai ultrapassar esse orçamento total pré-definido, mas pode ser que um dia você gaste menos do que determinou por dia, dependendo do número de cliques ou visualizações que seu anúncio teve.

A campanha pode ser iniciada e interrompida a qualquer momento

Se você já tem algo planejado, é muito prático iniciar uma campanha por meio do Google AdWords, pois o planejamento minimiza o risco de investir e não obter resultados. O mais interessante da plataforma é que você pode interromper uma campanha ou um anúncio que foi criado como teste, por exemplo, a qualquer momento.

Não é preciso esperar completar o período de veiculação que você determinou para certo anúncio, e você pagará somente o que gastou durante o tempo em que o anúncio esteve ativo.

Há espaço para todas as empresas, independentemente do tamanho/orçamento

Com a diversificação de negócios e empreendimentos que existem hoje, não importa se sua empresa é do ramo de comunicação, moda ou esportes, por exemplo. Qualquer negócio terá espaço para anunciar no Google.

Independentemente do nicho de mercado da sua empresa ou de seu tamanho, sendo pequena, média ou grande, é preciso estar presente na internet e veicular anúncios segmentados para atrair ainda mais clientes e gerar mais vendas.

Pagamento por clique ou visualização

Como já falamos neste post, você só paga quando receber cliques ou visualizações em seu anúncio, ou seja, quando a ação que deseja é realizada por seu público-alvo.

Existem 3 modalidades básicas de anúncios no Google AdWords:

  • CPC (custo por clique), baseado no número de cliques que seu link recebe;
  • CPM (custo por impressões), em que você paga quando seu anúncio tiver sido visualizado mil vezes;
  • CPV (custo por visualização), que é cobrado a partir das visualizações que seu vídeo recebe na internet.

Isso é uma vantagem, pois você pode controlar a partir de seu investimento se está atraindo usuários para seu site e analisar se os anúncios estão contribuindo para aumentar suas conversões.

É uma mídia mais econômica

É relativamente mais barato anunciar no Google AdWords do que em outros meios de comunicação, como televisão, rádio ou veículos impressos.

Isso porque você define o quanto deseja investir, como já explicamos. Mas, para não gastar sem colher resultados, é preciso planejar a sua campanha e conhecer bem o seu público-alvo, para atingi-lo com mais eficiência.

Assim, você terá retorno em vendas a partir de seu investimento em publicidade online.

Como são os anúncios?

Para reunir o que o usuário está buscando e o anúncio do seu negócio são necessárias as palavras-chave — que devem estar presentes na busca e também nos anúncios.

É por meio desses termos que o Google entende que determinado usuário está pesquisando sobre um tema e, assim, apresenta as respostas mais compatíveis, sejam os resultados orgânicos, que ficam no centro da página, ou os resultados pagos (anúncios Google), localizados na parte superior.

Os anúncios do Google podem ser de diferentes tipos.

  • Rede de pesquisa: são os anúncios em texto nas próprias páginas de resultados do Google, que aparecem a partir das palavras-chave utilizadas pelo usuário.
  • Rede de display: banners inseridos em sites parceiros do Google e relevantes para o negócio de acordo com o segmento.
  • Vídeo e YouTube: anúncios que podem ter um formato multimídia, podem estar no YouTube ou em sites parceiros.
  • Mobile: anúncios voltados para pesquisas em smartphones, que podem usar recursos como geolocalização para serem mais precisos.

Como anunciar no Google?

Para começar a anunciar no Google é necessário reservar um orçamento inicial que não tem valor mínimo exigido. O custo é por clique e de acordo com um valor por palavra-chave. Exemplo: a palavra-chave “óculos de grau” tem um custo de R$ 1 por clique.

Se a campanha tem um orçamento diário de R$ 15, por exemplo, será capaz de atrair 15 usuários para o seu site. Depois disso, ela é desativada até o dia seguinte.

Com um orçamento maior, é possível melhorar os resultados, mas além do custo da palavra-chave é necessário considerar também a qualidade do anúncio, a segmentação, o conteúdo disponível do website, etc.

Quais erros evitar?

Para que qualquer estratégia de marketing digital dê resultados satisfatórios é preciso evitar alguns erros. No caso dos anúncios no Google, os mais comuns estão relacionados à definição da palavra-chave, segmentação do público-alvo e localização escolhida para veicular o anúncio.

Defina exatamente qual é o seu público-alvo e segmente seus anúncios, levando os clientes ideais ao seu site e aumentando suas conversões. Caso contrário, você poderá gastar com publicidade sem ter retorno algum.

Já em relação às palavras-chave, além de escolher os termos certos relacionados aos seus produtos e serviços, é preciso que eles sejam relevantes para os sites de busca. Para manter a qualidade de seu anúncio e estar frente a frente com a concorrência, portanto, não adicione todas as palavras-chave sugeridas e nem palavras com quase nenhum índice de pesquisa.

Outro erro que não deve ser cometido é a não definição da localização do anúncio. Se você possui uma empresa que atende apenas em algumas cidades, deve investir em publicidade online direcionada a esses locais. Defina, na localização, apenas os locais que possa atender, para atingir os clientes que realmente poderão comprar com você.

É possível gerenciar o AdWords sozinho?

Para alcançar o resultado pretendido ao anunciar no Google é necessário o conhecimento técnico e, principalmente, da dedicação do administrador da campanha, uma vez que uma campanha bem administrada requer muitas horas de dedicação. Mas, sabemos que os empreendedores precisam focar seu tempo e esforços no gerenciamento dos negócios para que, no final, possa ter um resultado positivo na empresa como um todo.

Por isso, quando o administrador gerencia o AdWords sozinho, é bem provável que acabe perdendo todo o foco do real objetivo dos negócios — gerenciar estratégias, equipe e os resultados para o contínuo sucesso da empresa.

Para solucionar esse problema, a contratação de uma agência seria a melhor opção, pois faria com que o gestor tivesse mais tempo disponível para gerir os negócios. Pensando nisso, confira a seguir os benefícios de uma agência em sua campanha e os seus reflexos para o negócio!

Por que contar com uma agência?

Uma das maiores perguntas feitas pelos empreendedores quando se trata de gerenciar campanhas de AdWords é: “eu consigo gerenciar minhas próprias campanhas sozinho, então por que deveria parar por isso? ”.

Como exposto no tópico anterior, um dos principais motivos é o tempo de dedicação necessário para gerenciar uma boa campanha que o empreendedor não possui, ou poderia dedicar a assuntos mais relacionados ao gerenciamento do negócio como um todo.

Partindo dessa ideia, existem alguns benefícios que sua empresa pode obter ao contratar uma agência para anunciar no Google e um deles é melhorar o Quality Score.

O principal papel do Google é verificar anúncios mais relevantes e, por meio do Quality Score, — uma escala numérica de 1 a 10 que estima a qualidade dos anúncios e landing pages — os anunciantes podem ter uma análise real de quais campanhas estão bem ou mal colocadas.

Essa classificação, que mede a relevância de uma determinada campanha, tem papel diretamente relacionado ao CPC (Custo Por Clique) que o empreendedor terá de pagar ao anunciar no Google para que o mesmo tenha uma posição relevante — quanto mais relevante, menor o CPC.  

Como encontrar a agência ideal?

Claro que nenhum administrador gostaria que sua conta do Google AdWords fosse tratada de forma negligente. Por isso, ao contratar uma agência, deve levar em consideração questões como:

  • agência especializada em CPC;
  • reportam os resultados estratégicos;
  • possui uma equipe especializada.

Depois que verificou todos os requisitos acima, e se sentiu confortável com a agência e a equipe escolhida, pois ela compreende seus objetivos e metas, com certeza a decisão de contrata-la será, sem dúvidas, a melhor escolha — tanto para o administrador quanto para a empresa.

Ao anunciar no Google, o empresário expande as possibilidades do próprio negócio, podendo aumentar o público atual e melhorar as vendas por meio de uma estratégia econômica e eficaz.

Estes são os motivos e as principais dicas para que sua empresa possa anunciar no Google. Quer saber mais? Siga o nosso perfil no LinkedIn e informe-se sobre as melhores estratégias de marketing digital para fazer o seu negócio crescer!

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Flávio Sabugo

Flávio Sabugo

Flavio Sabugo é Executive Coaching, Consultor e Palestrante de Marketing Digital. A mais de 20 anos se destaca na área comercial em empresas nacionais e internacionais. Apaixonado por tecnologia se especializou no mercado digital para desenvolvimento de estratégias em empresas que pretendem potencializar seus resultados através da internet.
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