O Poder do Networking em eventos – por Delma Ramalho (Gestora Empresarial, Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas, Idealizadora do @gestoresdegoias – Divulgações de cursos e palestras em Goiânia e Palestrante sobre Networking).
Nunca se ouviu tanto falar sobre networking, mas você sabe qual é o verdadeiro sentido de criar relacionamentos e cultivá-los? Já te adianto que networking não é para pedir, e sim servir! Isso mesmo, como você pode ajudar a outra pessoa? Como você pode conectá-la a outras pessoas? E o principal: você não pode pensar no que você terá em troca!
Como criar uma rede de relacionamentos poderosa? Goste de pessoas, isso mesmo! Goste de conversar com pessoas! E conhecer novas pessoas. Participar de eventos empresariais como: rodas de negócios, congressos, palestras, fazer cursos. É comprovado que em cada evento que você participa você tem a possibilidade de fazer pelo menos três contatos.
Desde 2014, eu freqüento muitos eventos, até pelo trabalho no Gestores de Goiás, e com isso eu comprovei e vivenciei muitas situações. Aprendi a começar uma conversa sem parecer interesseira e a vencer a vergonha de ir a eventos sozinha.
A dica é: ache um ponto de conexão, comece falando de amenidades. Se não tiver uma pergunta, um sorriso também é uma forma de começar uma conversa. Se apresente para a pessoa que está ao seu lado. Exemplo: Num auditório, você já tem a possibilidade de conhecer duas pessoas, a do seu lado direito e esquerdo, com uma simples pergunta! Qual seu nome? Com o que você trabalha? Você está gostando do evento, da aula, da palestra? Qual palestrante você gostou até agora? Aprenda a arte de fazer perguntas, aprenda a arte de ouvir também.
Esteja realmente interessado na outra pessoa, não deixando que a hiperconectividade te interrompa. Pode ter certeza que uma mensagem no WhatsApp ou uma notificação pode esperar, e se for um caso urgente, sempre peça desculpas e peça 1 minuto para responder.
07 dicas para melhorar sua rede de relacionamentos:
- O cartão de visitas ainda é muito usado, mas, para fazer sentido você tem que aprender a ativar esse contato, não apenas ter uma caixa de sapato cheia de cartões. Não se esqueça de anotar atrás um lembrete de onde você conheceu essa pessoa e o motivo para ligar novamente, enviar uma mensagem ou um e-mail;
- Ajude, colabore e ame pessoas! Isso é desde o início dos tempos! Sim, ajude antes de qualquer coisa. Networking é ter a capacidade de colaborar com outras pessoas. E ter uma mentalidade de abundância. Você consegue ter pessoas boas ao seu redor quando você também é uma pessoa boa, que contribui;
- Aceite convites, participe de cursos, palestras, congressos, seminários, eventos empresariais. Crie oportunidades, não sente sempre no mesmo lugar na sala de aula;
- Se for a algum evento acompanhado, lembre-se de não ficar somente com o seu colega, explique a importância de conhecer novas pessoas;
- Use sua rede para expandir sua rede. Você conhece uma pessoa que conhece alguém que você quer conhecer… nada melhor do que pedir para seu amigo te apresentar! Quando uma pessoa já vem indicada por outra, a conexão é mais fácil;
- Aceite feedbacks, de validação ou de melhoria e fique sempre atento ao seu ego;
- Expresse gratidão com cada ajuda que receber. Mas se você ajudou e não teve um agradecimento, fique em paz, pois o universo irá te recompensar de alguma forma.
Existe a teoria dos seis graus de separação, que foi criada a partir de um estudo científico desenvolvido pelo psicólogo Stanley Milgram em 1967, que diz o seguinte: Você está a 6 pessoas de qualquer pessoa do mundo real. Você conhece alguém, que conhece alguém, que conhece alguém que conhece alguém, que conhece o Obama.
O networking pode e deve ser feito também pelas redes sociais. Usar de forma correta suas redes sociais pode te trazer muita visibilidade: invista em um bom curso de mídias sociais, atualize sempre seu LinkedIn, e use-o de forma profissional.
Conhecer pessoas é um trabalho. Dedicamos tempo, energia, conhecimento e dinheiro. Networking é um modo de vida, é compromisso com o outro, compreender o outro, atender a necessidade do outro e principalmente respeitar o outro.
Delma Ramalho
@delmaramalho
Gestora Empresarial
Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas
Idealizadora do @gestoresdegoias
Divulgações de cursos e palestras em Goiânia
Palestrante sobre Networking
gestoresdegoias@gmail.com
Será um prazer me conectar com você!