Embora a nossa sociedade ainda vivencie um notório desequilíbrio no que diz respeito aos gêneros, algumas mulheres empreendedoras podem servir como fonte de inspiração para várias outras, dentro do competitivo mundo dos negócios. Por isso, conheça 5 exemplos de empreendedoras que conquistaram o seu espaço e se tornaram referência no mercado.
1. Luiza Helena Trajano – Magazine Luiza
Quando o assunto é mulheres empreendedoras, Luiza Helena Trajano não poderia ficar de fora da nossa lista. Nascida e criada na cidade paulista de Franca, Trajano começou a trabalhar bem cedo, logo aos 12 anos, em uma pequena loja pertencente a sua tia. Apesar da pouca idade e nenhuma experiência, a futura empreendedora já prestava um atendimento digno de elogios para todos os clientes.
O tempo passou e Luiza Trajano transformou a loja da família na Magazine Luiza, após anos de dedicação integral ao negócio. Atualmente, essa famosa rede de lojas conta com mais de 700 estabelecimentos localizados em 16 estados brasileiros. Para se ter uma ideia, esse império possui bens avaliados em mais de R$ 1 bilhão. Não é atoa que Luiza Trajano é uma das maiores empreendedoras do país.
2. Alcione Albanesi – FLC
Outra das mulheres empreendedoras que jamais poderiam deixar de ser citadas é Alcione Albanesi. Com apenas 17 anos, ela tinha criado a sua própria loja, que funcionava como uma confecção de roupas e já empregava cerca de 80 funcionários. Depois de anos de trabalho duro, esforço e, acima de tudo, ideias inovadoras em mente, Alcione se tornou uma empresária de sucesso do ramo de lâmpadas fluorescentes.
Atualmente, a FLC, cuja proprietária é Alcione Albanesi, domina aproximadamente 35% de todo marketing share de lâmpadas no Brasil. Além disso, a empresária ainda encontra tempo para exercer trabalho voluntário no combate à fome, especialmente no nordeste brasileiro. Até hoje já foram mais de 60 mil pessoas beneficiadas em toda a região.
3. Sônia Hess – Gestora da Dudalina
Mais uma das mulheres empreendedoras que merecem destaque. Sônia Hess é a principal gestora da gigante rede de camisaria e outras peças de vestuário Dudalina, que foi inaugurada por seus pais, em 1957. No início, como quase todo grande negócio, a empresa era bem modesta e as vendas não eram expressivas. Mas depois que a mãe de Sônia começou a investir pesado na confecção de roupas, a Dudalina decolou.
Apesar de ter mais 11 irmãos do sexo masculino, Sônia conseguiu assumir a gerência de toda a empresa. Depois de muita inovação, anos de trabalho e foco nos objetivos, a empreendedora foi a responsável por um feito inédito: transformou a empresa dos seus pais na maior exportadora de camisas do Brasil. Para ela, o que de fato importa é o espírito empreendedor que herdou da sua genitora.
4. Zica Assis – Instituto Beleza Natural
Heloísa Helena Assis, carinhosamente apelidada de Zica Assis, é mais um bom exemplo de mulheres empreendedoras que fazem parte da nossa sociedade tão desigual. Ela começou trabalhando como empregada doméstica e babá durante alguns anos. Mas o que essa futura empreendedora queria mesmo era ter a sua própria empresa. Dessa forma, Zica fez um curso de cabeleireira e começou a buscar no mercado produtos específicos para cabelos crespos ou ondulados.
Em 1993, fundou o Instituto Beleza Natural com outros três sócios. Como o negócio deu certo, a empresária começou a investir na produção de produtos para esse segmento do mercado de cosméticos brasileiro. Hoje são 40 lojas do Instituto Beleza Natural em todo o Brasil. A revista Forbes considerou a empreendedora como sendo uma das mais influentes do nosso país.
5. Kylie Jenner – Jenner Cosmetics
Mesmo que seja de uma família norte-americana riquíssima, Kylie Jenner, com apenas 21 anos de idade, é considerada uma das mulheres empreendedoras mais jovens com bilhões de dólares em sua conta bancária. Em 2015, Kylie lançou a sua própria linha de cosméticos. Mesmo não precisando trabalhar na vida, a jovem empresária sempre teve esse sonho e o fez se tornar uma realidade.
Além de todo o sucesso, Kylie também virou uma famosa influenciadora digital e usa a sua fama para incentivar outras mulheres que queiram se tornar empreendedoras no futuro, inclusive aqui no Brasil. Para se ter uma ideia, em 2018, a Jenner Cosmetics fechou o ano com um “tímido” faturamento de 360 milhões de dólares. Vale enfatizar que Jenner não tem outro sócio, sendo a única proprietária do seu negócio.
Conclusão
Agora que você conheceu as principais mulheres empreendedoras de maior destaque no Brasil, acabou de inaugurar o seu próprio negócio e quer que ele se torne uma referência para os seus clientes, além de ter mais visibilidade na internet, contar com um agência de marketing digital competente e séria é importantíssimo. Por isso, a Otimize é a solução ideal que vai fazer o seu negócio prosperar de vez. Pode acreditar que, com a gente, os resultados da sua empresa serão ainda melhores.