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Usando as Mídias Sociais para Aumentar o Faturamento

As mídias sociais são essenciais para dar visibilidade ao seu negócio, principalmente, para alcançar pessoas que realmente tenham interesse pelo que você oferece, afinal, são usuários que curtiram seus canais espontaneamente porque gostaram do que viram. Além disso, nas mídias sociais é possível realizar campanhas pagas com um orçamento significativamente mais baixo do que no marketing tradicional.

Há alguns caminhos que podem contribuir para que você aumente o faturamento do seu negócio e é sobre eles que vamos conversar agora. Acompanhe!

1. Esteja onde seu público está

Essa é a parte mais importante para atrair mais clientes. Você sabe onde seu público está? Muitas vezes, uma empresa resolve que quer investir em vídeos porque eles estão em alta nas ações de marketing digital, mas seu público não tem costume de assisti-los ou não recorre a esse tipo de canal para procurar informações.

A melhor estratégia de mídias sociais começa quando você sabe qual é a melhor mídia para construir a presença digital da sua empresa. Então faça esse levantamento antes de tudo.

2. Identifique as redes sociais aonde o seu público está e que mais se adaptam ao seu negócio

Com a definição do tipo de mídia ideal para o seu público, agora é a hora de definir quais as mídias sociais aonde este conteúdo melhor se adapta e que preferencialmente o seu público alvo está.

O número de redes sociais aumenta a cada dia. Estar em todas nem sempre é possível – até porque você precisa mantê-las atualizadas e, quanto mais redes tiver, mais trabalho terá.

Por isso, foque nas redes que são melhores para sua loja. Onde seus clientes estão? No Facebook? No Twitter? No YouTube? É lá que você deve estar também!
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Além disso, na hora de escolher seus canais de atuação, pense em todo o conteúdo relacionado à sua loja. Por exemplo: se você vende móveis, pode ter um blog com dicas de decoração e estar em redes sociais de imagens – como o Instagram ou o Pinterest – para divulgar opções de como montar os móveis que você vende em sua loja.

3. Conteúdo relevante

O conteúdo apresentado tem que ser relevante, ou seja, que agregue algo do interesse do seu público alvo (persona).

É sempre bom lembrar do ditado: Melhor qualidade do quê quantidade.

Estamos na era da informação, aonde a quantidade de conteúdo disponível é enorme e com isso as pessoas se tornaram mais exigentes e seletivas.

Cada um de nós possui um conhecimento exclusivo e pode agregar muito ao seu persona. Compartilhe parte de seu conhecimento com seus seguidores. Procure não ser chato ou muito técnico. Esclareça de maneira prática e de fácil entendimento o que pretende informar.

4. Produza conteúdo que ofereça soluções

Vamos imaginar um cenário: sua empresa acabou de lançar uma batedeira que promete revolucionar o feito de fazer bolos, tornando-os mais fofinhos de forma mais prática e rápida. Para divulgá-la, dois anúncios são feitos, um com a foto da batedeira anunciando o lançamento e as inúmeras qualidades do produto. Outro em forma de vídeo, com uma cozinheira ensinando uma receita de bolo que qualquer pessoa pode fazer facilmente em casa e utilizando a batedeira, mostrando suas funcionalidades.

Qual dos anúncios será mais compartilhado pelos usuários? Qual dos anúncios despertará mais a sensação de desejo nos potenciais consumidores?

Quando falamos de conteúdo que ofereça soluções, estamos falando de mostrar aos usuários o que você tem a oferecer sem ter que dizer isso diretamente. A necessidade e o desejo de querer aquilo surge naturalmente nas pessoas com o conteúdo que você produziu.

5. Incorpore o social commerce

As mídias sociais estão evoluindo e oferecendo, cada vez mais, espaços e oportunidades específicas para as empresas comercializarem produtos e estarem mais próximas do público. O social commerce é uma delas. Trata-se do comércio eletrônico nas redes, uma integração que é possível no Facebook (f-commerce) e no Twitter (t-commerce), podendo vender diretamente aos seus clientes por meio dos sites.

A grande vantagem dessa integração é poder utilizar botões de curtir, recomendações e avaliações, visto que são extremamente importantes, afinal, a experiência de alguns clientes influencia diretamente na decisão de compra de outros potenciais consumidores.

6. Tenha um cronograma de temas e formatos diversificados

O cronograma de postagens é essencial no planejamento de suas estratégias de mídias sociais para aumentar o faturamento do seu negócio. Nele, você deve controlar os dias e horários que as postagens serão feitas em todas as mídias escolhidas para desenvolver um trabalho.

Crie no cronograma categorias de temas das postagens e procure diversificar o conteúdo. Varie também o formato das publicações, pois algumas mídias são bastante específicas — o YouTube só aceita vídeos, o Instagram, trabalha com imagens e vídeos curtos, etc. Porém, há outras mais diversificadas, como o Facebook e o Twitter que, apesar das mensagens curtas, é possível inserir links de imagens e vídeos.

7. Tenha uma lista de emails organizada

8. Mensure tudo e utilize o que deu certo em novos planejamentos de mídias sociais

A última dica é tão importante quanto a primeira, aliás, faz parte de um ciclo. As mídias sociais oferecem relatórios detalhados com a análise do desempenho das publicações, então utilize esses dados a seu favor para conhecer melhor o seu público, o que desperta mais interesse, e explore mais quando for realizar o planejamento e cronograma para o mês seguinte.

Há muitas práticas que podem ser realizadas nas mídias sociais para aumentar o faturamento do seu negócio, mas que tal compartilhar esse post nas suas redes e ver a opinião de seus amigos, fãs e seguidores sobre o tema?

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Flávio Sabugo

Flávio Sabugo

Flavio Sabugo é Executive Coaching, Consultor e Palestrante de Marketing Digital. A mais de 20 anos se destaca na área comercial em empresas nacionais e internacionais. Apaixonado por tecnologia se especializou no mercado digital para desenvolvimento de estratégias em empresas que pretendem potencializar seus resultados através da internet.
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