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Marketing e vendas: não tem mais como caminhar em direções opostas

Não restam dúvidas de que para qualquer negócio prosperar no mercado, os setores de marketing e vendas precisam trabalhar na mais perfeita sintonia. Afinal, ambas as áreas têm o mesmo objetivo: aumentar o faturamento da empresa. Elaboramos esse artigo que vai te mostrar os motivos pelos quais os setores de marketing e vendas não podem caminhar em direções opostas. Fique conosco até o final e conheça quais são eles. 

Smarketing (Vendarketing) o que é? 

O termo smarketing é desconhecido para alguns empreendedores, mas é de extrema importância. Na verdade, trata-se da junção de duas palavras (sales e marketing) que fazem menção sobre como essas duas importantes áreas trabalham como sendo uma única equipe que tem os mesmo objetivos, metas e, sobretudo, desafios. 

Antes, o marketing tinha o seu foco somente em fazer uma marca entrar no mercado, na construção da sua identidade e na geração de oportunidades de negócio. A função desse setor terminava quando a equipe fornecia os leads (prospects ou clientes em potencial) para o setor de vendas, que tinha a obrigação de fechar o negócio. 

Com o smarketing, o trabalho do marketing e vendas acabou se tornando praticamente único. Na verdade, a área de marketing precisa oferecer suporte para o setor de vendas e vice-versa. Podemos dizer que a união de forças desses dois setores traz mais benefícios para um negócio e faz muito mais sentido, já que todos estão no mesmo barco. 

Por que marketing e vendas não podem caminhar em direções contrárias?

Essa é a dúvida da maioria dos empreendedores. Conheça os principais motivos pelos quais é preciso haver uma integração entre os setores de marketing e vendas, dentro de qualquer negócio. 

  1. Melhora a experiência dos prospects

Quando uma empresa faz a integração dos setores de marketing e vendas, ela está oferecendo para todos os seus clientes em potencial uma experiência mais agradável, principalmente no que tange ao engajamento com o conteúdo oferecido pelo site ou blog. 

E essa experiência dos prospects também se tornará muito mais fluida, já que eles vão se deparar com uma solução efetiva para sanar suas dores. Depois de consumir o conteúdo certo oferecido por sua empresa, os usuários se verão tentados a bater o martelo com ela, já que toda a experiência foi positiva e marcante. 

  1. Melhor entendimento da jornada de compras do cliente

Outro motivo pelo qual as áreas de marketing e vendas devem ser integradas, é a possibilidade de ambos os setores entenderem melhor a jornada de compra do cliente. E quando isso acontece, é possível usar estratégias mais efetivas para que as vendas aumentem. 

Quando marketing e vendas trabalham em sinergia, todo esse processo complexo (jornada de compras), que depende de ambos os setores, consegue ser mais bem entendido pelos integrantes de cada equipe, o que deixa todo o trabalho mais dinâmico e com menos chances de erros. 

  1. Melhor gerenciamento das expectativas

Outro bom motivo pelo qual os setores de marketing e vendas devem andar de mãos dadas. Quando o time de vendas está ciente do tipo de marketing que o prospect teve contato, é possível gerenciar melhor todas as expectativas. 

De posse dessa informação, é possível usar estratégias de vendas muito mais certeiras e que praticamente farão o futuro cliente fechar negócio. Quando um setor conhece as estratégias usadas pelo outro, todo o processo de abordagem fica mais fácil, dinâmico e, sobretudo, assertivo. 

  1. Melhor direcionamento das campanhas

Integrar as áreas de marketing e vendas também permite um melhor direcionamento das campanhas. Por exemplo, quando a equipe de marketing consegue entender quais foram as principais objeções de vendas dos prospects, ela pode elaborar campanhas específicas para capturar mais leads na internet. E essa estratégia costuma funcionar bastante. 

Campanhas de vendas direcionadas ao público-alvo de um negócio tendem a ser mais assertivas, principalmente quando os setores de vendas e marketing trabalham na mesma sintonia. Por isso, quanto mais estreita e amigável for a relação dessas equipes, melhor será para toda a empresa, já que o faturamento depende exclusivamente de ambas. 

  1. Maior efetividade de ambas as equipes

Por fim, o último motivo pelo qual todo empreendedor deve integrar as áreas de marketing e vendas é a maior efetividade de ambas as equipes. Depois da integração desses dois setores, o aprendizado dos integrantes dos times pode ficar muito maior no dia  a dia, o que permite que seja realizado um trabalho de qualidade e eficiente. 

Quando as informações e os dados são compartilhados, é possível que as estratégias usadas sejam bem mais assertivas, já que o setor de marketing faz parte da rotina do setor de vendas e vice-versa. Ou seja, todas as ações que envolvem ambas as áreas se tornam mais efetivas no cotidiano empresarial. 

Mas como fazer a integração entre as equipes de marketing e vendas? 

Conheça dicas valiosas sobre como é possível integrar os dois times e faça sua empresa prosperar nos meios digitais, além de se tornar uma referência para os clientes: 

  1. Crie uma estratégia que seja igualmente inclusiva para ambos os setores;
  2. Não se esqueça de dar atenção especial para a comunicação entre essas áreas, já que não deve haver ruídos ou falhas;
  3. Fomente a amizade entre os funcionários do setor de marketing e vendas, pois, quanto mais harmônica for essa relação, melhor para sua empresa;
  4. Adote um sistema de incentivos que seja equilibrado e, sobretudo, justo;
  5. O processo de envio de leads para a equipe de vendas precisa (e deve) ser consistente e claro, já que isso evita retrabalhos, perdas de tempo e abordagens pouco eficientes. 

Conclusão

A Otimize é a solução ideal que vai fazer o seu negócio prosperar de vez, já que tem a expertise em fazer a integração entre os setores de marketing e vendas. Pode acreditar que, com a gente, os resultados da sua empresa serão ainda melhores. Conte com uma agência especialista em tráfego pago, parceira oficial Google há 10 anos e mais de 400 clientes atendidos. Agende uma sessão estratégica gratuita com nossos especialistas. Estamos esperando o seu contato. Será um prazer conhecer a sua empresa e todas as suas demandas. 

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Flávio Sabugo

Flávio Sabugo

Flavio Sabugo é Executive Coaching, Consultor e Palestrante de Marketing Digital. A mais de 20 anos se destaca na área comercial em empresas nacionais e internacionais. Apaixonado por tecnologia se especializou no mercado digital para desenvolvimento de estratégias em empresas que pretendem potencializar seus resultados através da internet.
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