Investir em marketing digital pode ser bastante rentável para qualquer empresa que queira prosperar. Quando falamos em leads, significa que são potenciais clientes de um negócio. A compreensão de todas as fases de interesse dos prospects pelos seus produtos, pode classificá-los como leads quentes e frios. Se você quer saber o que são leads e como gerar leads qualificados, continue a leitura até o final.
O que são leads?
Podemos dizer que um lead é um internauta que foi identificado como um cliente em potencial de uma empresa, já que demonstrou algum tipo de interesse nos produtos ou serviços oferecidos por ela. Por exemplo, sempre que uma pessoa fornece algum tipo de informação em troca de um material didático, solicita um orçamento e navega em um site para dar aquela “espiada básica”, ele se torna um lead.
Na internet, os consumidores buscam por empresas, certo? Sendo assim, os empreendedores precisam oferecer conteúdos relevantes e suficientes para que os clientes em potencial possam bater o martelo. Aquele negócio que for mais convincente durante o processo de decisão de compra ganha a parada. Mas saber como gerar leads qualificados pode ser um baita desafio para as empresas.
Leads quentes e frios: o que é isso?
A princípio, pode até parecer meio estranho esses nomes, mas vamos explicar do que se trata, agora que você sabe o que são leads. Um lead quente nada mais é do que uma internauta que faz um contato inicial com um negócio online e, mesmo após esse primeiro contato, mantém um relacionamento amigável com a empresa, já que mostrou real interesse no serviço ou produto.
Já um lead considerado frio é aquele consumidor que até já apresentou algum tipo de interesse por algum produto de uma empresa, mas que, na realidade, não está precisando naquele momento. Leads frios são leads qualificados, ou seja, exigem o uso de estratégias mais eficientes de vendas e marketing para baterem o martelo.
Mesmo que você saiba o que são leads, mas ainda está em dúvida sobre como gerar leads qualificados, a diferença entre leads quentes e frios é a seguinte: leads quentes mostram interesse naturalmente e não exigem estratégias diferenciadas da empresa para conseguir vender. Já os leads frios precisam ser convencidos, exigindo que o negócio crie uma espécie de conexão emocional com eles, para que o mesmo sinta a necessidade de comprar.
Como gerar leads qualificados?
Fique por dentro das nossas dicas abaixo sobre como gerar leads qualificados e não deixe de colocá-las em prática:
- Botão CTA (call to action): nada mais é do que uma chamada para o internauta realizar uma ação em troca de algo, que pode ser um e-book, catálogo de produtos por e-mail ou conteúdos exclusivos;
- Formulário: se destina para a coleta de informações pessoais do lead com nome, telefone, e-mail, etc. Essa estratégia deve ser simples e prática, para que o internauta não desista de preencher;
- Landing page: trata-se de uma página que tem o objetivo de converter visitantes esporádicos em leads. Quando um internauta clica em um determinado anúncio no Google, por exemplo, ele é automaticamente direcionado para uma landing page;
- Oferta: essa estratégia é bem parecida com o CTA. Ou seja, a empresa oferece alguma vantagem para o internauta em troca das suas informações pessoais, como telefone ou e-mail. De brinde, ela concede um pequeno desconto na primeira compra, por exemplo.
- Atualizações de conteúdo: Apesar de ser uma estratégia do marketing de conteúdo, ela costuma funcionar bastante, quando o assunto é como gerar leads qualificados. Os conteúdos do blog da empresa precisam estar sempre atualizados para aumentar as chances de um melhor ranqueamento no Google e, por consequência, uma maior visualização.
- Publicação de conteúdo no LinkedIn: essa rede de contatos profissionais conta com milhões de acessos diários. A sua empresa pode conseguir leads qualificados por lá também, através da publicação de conteúdos relevantes e de qualidade;
- Gestão de redes sociais: Mesmo que você saiba o que são leads, sabia que as redes sociais são perfeitas para o seu negócio consiga gerar mais leads em potencial? Desde que sejam usadas estratégias assertivas, obviamente.
Conte com a Otimize que é referência em geração de leads qualificados.
Agora que você sabe o que são leads e como gerar leads qualificados, quer que seu negócio se torne uma referência para o seu público-alvo, além de ter mais visibilidade na internet, chegou a hora de contar com uma agência de marketing digital competente e séria para cuidar do seu marketing e vendas.
Por isso, a Otimize é a solução ideal que vai fazer o seu negócio prosperar de vez. Pode acreditar que, com a gente, os resultados da sua empresa serão ainda melhores. Estamos esperando o seu contato. Será um prazer conhecer a sua empresa e todas as suas demandas.