A presença das mulheres no mercado de trabalho está cada vez maior. O número de empreendedores do sexo feminino praticamente triplicou de uns anos para cá. E esse contexto histórico nos leva a fazer a seguinte reflexão: por que o empreendedorismo feminino tem se destacado tanto em um mercado majoritariamente dominado por homens? É o que vamos responder neste post. Aproveite a leitura.
Mas o que é empreendedorismo feminino?
Podemos dizer que são todas e quaisquer iniciativas empreendedoras que são capitaneadas por mulheres. Ou seja, todo negócio que é chefiado por uma mulher, independentemente do seu segmento de atuação, do porte ou do número de funcionários, faz parte do empreendedorismo feminino.
A grande vantagem é que a inserção das mulheres no universo dos negócios pode contribuir para que a inovação, a inclusão e a diversidade se tornem ainda mais evidentes em nossa sociedade. Para se ter uma ideia, no Brasil, já são mais de 30 milhões de mulheres empreendedoras.
O empreendedorismo feminino é crucial não somente para as mulheres que decidiram criar uma empresa, mas também para a transformação positiva dos negócios e da realidade de milhares de pessoas, apesar dos desafios constantes, que precisam ser superados.
Como as mulheres têm se destacado diante da tamanha competitividade?
Essa é uma pergunta que costuma intrigar bastante gente. O fato de diversas mulheres que conseguem fazer os seus negócios se destacarem no mercado, se deve aos seguintes fatores:
Maior autoconfiança
O sucesso recente do empreendedorismo feminino se deve a uma maior autoconfiança das mulheres. Elas passaram a entender que, assim como os homens, são igualmente capazes de fazerem os seus negócios prosperarem, mesmo diante de tamanha competitividade.
Ou seja, elas passaram a confiar mais em suas próprias ideias e sabem que são capazes de aprender coisas novas, sem medo de falhas ou críticas posteriores. Empreender envolve erros e ajustes, por isso, as mulheres estão mais confiantes em si mesmas, ultimamente.
Investiram na construção de um networking
No mundo dos negócios, ter um bom networking é fundamental para conseguir prosperar. E as mulheres estão bem mais seguras de si mesmas e buscando parcerias sólidas no mercado. A formação de uma rede de mulheres empreendedoras é algo extremamente benéfico, pois permite a troca de experiências e, claro, um maior aprendizado.
Pouco a pouco, as mulheres empreendedoras perceberam que uma rede de contato feita com as pessoas certas, é crucial para um negócio vingar. Basta notar a participação massiva delas nas redes sociais, eventos, fóruns de discussão e workshops relacionados ao nicho de atuação do seus negócios.
Estão mais atualizadas
Foi-se o tempo em que não era permitido a mulher ter mais conhecimento do que o homem. Quando o assunto é empreendedorismo feminino, elas estão bem mais atualizadas em tudo aquilo que diz respeito aos seus negócios no dia a dia. E isso se traduz em maiores chances de prosperidade.
As mulheres têm mais sede de conhecimento, principalmente quando se tornam empreendedoras. Elas não têm aquela preguiça de arregaçar as mangas e aprender tudo que permeia o seu mercado de atuação. E quanto mais conhecimento tiverem, menores as chances de cometerem erros no futuro.
Sabem organizar melhor o tempo
Diferentemente dos homens, muitas mulheres empreendedoras precisam enfrentar uma jornada dupla ou tripla, ou seja, elas precisam realizar as tarefas de casa, cuidar dos filhos e dar conta de fazer uma boa gestão do negócio. E tudo isso está longe de ser fácil, certo?
Mas como são extremamente persistentes e sabem fazer duas ou mais coisas ao mesmo tempo (diferentemente dos homens), as mulheres também conseguem organizar melhor as 24 horas do seu dia. Dessa forma, sobra tempo para que tudo seja feito com calma e, muitas vezes, sem retrabalhos. No mundo dos negócios, organização é tudo!
Elas estão sempre inovando
Quando falamos em empreendedorismo feminino, a inovação marca presença constante. Ultimamente, as mulheres perderam o medo de inovar e estão colocando as suas inovadoras ideias em prática, em prol do sucesso dos seus negócios. Elas sabem da extrema importância que a inovação tem no mercado e estão investindo pesado nela.
O fato é que a inovação constante foi um dos fatores determinantes para o destaque de diversas empreendedoras no mercado. Apostar em um modelo de negócio inovador e com altíssimas chances de prosperidade, é crucial para se consolidar ainda mais e deixar a concorrência a ver navios.
Mas ainda existem desafios
Mesmo diante do merecido destaque de algumas empreendedoras de sucesso, ainda existem desafios que precisam ser superados, para que o empreendedorismo feminino fique ainda mais fortalecido. Conheça os principais:
Preconceito e ganhos menores, em relação a empreendedores do sexo masculino;
Dificuldade de acesso à obtenção de financiamentos, por causa do machismo que ainda está presente em nossa sociedade;
Múltipla jornada, algo que raramente é visto em casos de empreendedores homens, que costumam ter mais tempo para se dedicarem aos seus negócios.
Conclusão
Fomentar o empreendedorismo feminino é fundamental para que tenhamos uma sociedade mais igualitária. Se você acabou de se tornar uma empreendedora e quer que o seu negócio seja uma referência para os seus clientes, além de ter mais visibilidade na internet, contar com um agência de marketing digital competente e séria é importantíssimo. Por isso, a Otimize é a solução ideal que vai fazer o seu negócio prosperar de vez. Pode acreditar que, com a gente, os resultados da sua empresa serão ainda melhores.