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Como escolher uma estratégia de marketing digital para sua empresa?

No meio de tantas ações possíveis para aumentar a visibilidade do seu negócio na web, surgem diversas dúvidas na hora de escolher uma estratégia de marketing digital adequada às necessidades da empresa.

Então, como saber se práticas como o marketing de conteúdo, e-mail marketing, marketing nas redes sociais, anúncios pagos ou otimização de sites para mecanismos de busca (SEO) são as mais recomendadas para os seus objetivos? Descubra neste post!

Analise o seu público

O primeiro passo é estudar as características do público que consome seus produtos ou serviços. Afinal, é para essas pessoas que você vai direcionar as campanhas de marketing digital. Tente responder perguntas como:

  • Quais são as características demográficas (idade, gênero, educação) e geográficas (região, estado, cidade etc.) do seu público-alvo?
  • Quais são os interesses, objetivos, necessidades e problemas desse público?
  • Quais são os hábitos dessa audiência na internet?

Com base nas respostas, você terá um panorama sobre o perfil do seu público e poderá escolher as suas estratégias com base nisso.

Por exemplo, se o seu público é composto por jovens, que estão conectados a maior parte do tempo no Instagram, pode ser que o uso de redes sociais seja a melhor opção de divulgação online para a sua empresa.

Determine os objetivos de negócio

Geralmente, os objetivos de marketing das empresas giram em torno de:

  • aumentar o reconhecimento da marca;
  • educar os potenciais consumidores;
  • gerar mais tráfego para o site;
  • aumentar as vendas;
  • fidelizar clientes.

Além de definirem um propósito para as atividade da empresa, eles levam em conta o grau de relacionamento que a sua audiência tem com a marca. É com base nisso que você pode escolher a melhor estratégia.

Suponha que você deseje aumentar o reconhecimento da marca. Nesse caso, seria interessante alcançar os usuários no momento em que eles estivessem pesquisando por termos relacionados ao seu negócio no Google. Nesse caso, o uso de mídia paga poderia ser bastante útil.

Agora, imagine que você queira fidelizar os seus clientes. Como eles já compraram de você e conhecem a sua empresa, o ideal seria enviar conteúdo úteis e personalizados em um meio mais pessoal, como o e-mail. Portanto, já caberia aqui uma estratégia de e-mail marketing.

Defina um orçamento

Nem todas as empresas têm condições de separar verba para ações de marketing digital. Por isso, é preciso considerar as alternativas.

Enquanto o uso de anúncios pode pesar no orçamento, se dedicar à criação de materiais interessantes para o seu público como parte de uma estratégia de marketing de conteúdo costuma trazer bons resultados a um custo mais baixo.

Avalie as competências dos colaboradores

Certas estratégias de marketing digital exigem mais conhecimentos técnicos que outras. Se você quiser colocar em prática as técnicas para se posicionar bem no Google, por exemplo, é recomendado ter conhecimentos sobre o funcionamento de mecanismos de busca e HTML, só para citar alguns.

Uma opção para você que não conhece a publicidade de Google seria a contratação de uma agência certificada e especializada em Google Adwords garantindo assim  que o seu negócio esteja bem posicionada .

Sendo assim, avalie a capacidade da sua equipe de produzir conteúdos cativantes, gerenciar redes sociais, lidar com ferramentas de envio de e-mail e criar materiais criativos. Sem falar nos requisitos técnicos que já citamos.

Seguindo todas essas orientações, você fará escolhas muito mais fundamentadas e apropriadas ao cenário em que a sua empresa se encontra. Obtendo assim melhores resultados e sucesso para o seu negócio.

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Flávio Sabugo

Flávio Sabugo

Flavio Sabugo é Executive Coaching, Consultor e Palestrante de Marketing Digital. A mais de 20 anos se destaca na área comercial em empresas nacionais e internacionais. Apaixonado por tecnologia se especializou no mercado digital para desenvolvimento de estratégias em empresas que pretendem potencializar seus resultados através da internet.
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