Quando o assunto é empreendedorismo, logo imaginamos uma enorme parcela de homens dominando o mundo dos negócios, certo? Errado! Ao contrário das previsões mais pessimistas e dos cenários pouco animadores, o empreendedorismo feminino no Brasil vem crescendo e ganhando força dia após dia, graças à luta constante da mulher por uma sociedade mais igualitária e sem preconceitos. Vamos te mostrar a importância e os principais desafios que permeiam esse assunto.
Mas porque é fundamental estimular o empreendedorismo feminino no Brasil?
Devemos ter em mente que a presença constante das mulheres no mundo dos negócios é extremamente benéfica para toda a economia em geral e a sociedade. O empreendedorismo feminino no Brasil é fundamental para reduzir as diferenças entre homens e mulheres, principalmente em relação ao crescimento em suas carreiras e a prosperidade das suas empresas.
Além disso, o fato de termos mais mulheres à frente dos seus negócios, acaba favorecendo a diversidade, por causa da inovação que muitas empreendedoras têm no dia a dia. E isso se traduz em novas ideias no mercado, estratégias assertivas, maior flexibilidade e, muitas vezes, mais resiliência, o que é sempre bem-vindo.
Apostar em uma liderança feminina e inclusiva significa uma maior valorização de todos os colaboradores de uma empresa, além de uma relação mais saudável com todos os clientes e fornecedores da mesma. Até o engajamento dos talentos chefiados por mulheres chega a ser bem maior. Por isso, o empreendedorismo feminino no Brasil jamais deve deixar de ser incentivado.
Empreendedorismo feminino no Brasil: abrace essa causa
De acordo com o SEBRAE, existem cerca de 9,3 milhões de mulheres empreendedoras em todo o Brasil. Desses, cerca 45% são chefes de família, ou seja, são as principais responsáveis pelo sustento da casa e dos filhos, na maioria das vezes. Em suma, o empreendedorismo feminino auxilia milhares de mulheres a terem mais independência financeira, dentre outros fatores.
Para se ter uma ideia, na comparação com os homens que também são empreendedores, o nível de escolaridade delas é 16% superior. Em contrapartida, as mulheres costumam faturar cerca de 22% menos do que eles. Além disso, elas representam cerca de 48% dos microempreendedores individuais (MEI´s) de todo país. Dessa forma, o empreendedorismo feminino no Brasil precisa estar ainda mais em evidência, para que essas diferenças se tornem menores a cada dia.
Principais desafios do empreendedorismo feminino
Conheça os obstáculos enfrentados pelas mulheres que querem se tornar ou já são empreendedoras:
- Falta de oportunidades no mercado
Para grande parte dos homens, a principal motivação para terem o seu próprio negócio chama-se liberdade. Já para a maioria das mulheres, o motivo é a necessidade. E isso nos mostra o interminável abismo que existe entre as oportunidades no mercado para homens e mulheres.
- Necessidade de sustentar a si própria e a família
Filhos, tarefas de casa, compromissos pessoais, necessidade de promover todo o sustento da família, já que muitas mulheres empreendedoras não contam com outro tipo de renda, fazem parte de uma triste realidade criada pela discriminação e falta de oportunidades igualitárias para ambos os sexos, dentro do universo empresarial.
- Maior índice de desistência dos negócios
Infelizmente, o número de empreendedoras que desistem dos seus negócios é cerca de 40% maior, se comparado com empreendedores homens, segundo um estudo do SEBRAE. E isso se deve aos fatores mencionados acima somados a outras dificuldades/barreiras que são enfrentadas por elas, no dia a dia. Por isso, o empreendedorismo feminino no Brasil precisa estar sempre em evidência.
- Dificuldades de acesso ao crédito e mais burocracia
Como se não bastasse, as empreendedoras ainda encontram dificuldades de acesso ao crédito, seja em bancos ou cooperativas, quando vão abrir o seu próprio negócio. E isso se traduz em menores chances da empresa prosperar, já que não terá um capital de giro suficiente para suprir as demandas e gastos do período inicial. Além disso, a burocracia enfrentada por elas também é desanimadora até mesmo para a empreendedora mais otimista.
- Preconceito
Em pleno século XXI e, por incrível que possa parecer, ainda existe um enorme preconceito que paira sobre as empreendedoras, por diversos motivos que não cabe discutir aqui. O fato é que esse também é um dos principais desafios enfrentados pelo empreendedorismo feminino no Brasil e que precisa ser erradicado de vez da nossa sociedade. Afinal, a mulher é tão competente quanto e, em alguns casos, até mais do que os homens. É hora de mudar isso já!
Conclusão
Agora que você conheceu a importância e os desafios do empreendedorismo feminino no Brasil, e quer desenvolver o seu negócio e quer que ele se torne uma referência para os seus clientes, além de ter mais visibilidade na internet, contar com um agência de marketing digital competente e séria é importantíssimo. Por isso, a Otimize é a solução ideal que vai fazer o seu negócio prosperar de vez. Pode acreditar que, com a gente, os resultados da sua empresa serão ainda melhores.