Saber o que é funil de vendas é um importante passo para otimizar suas estratégias de marketing e garantir o sucesso do seu negócio. Por meio da divisão do processo de captação dos seus leads em estágios, é possível segmentar seu público, educá-lo e orientar suas campanhas para cada tipo de perfil, garantindo maior taxa de conversão. Mais do que conseguir clientes, o funil de vendas é capaz de convertê-los em fãs da sua empresa.
Confira no post de hoje mais detalhes sobre essa estratégia, como ela funciona e quais são seus principais benefícios:
O que é funil de vendas?
O funil de vendas, como é possível notar pelo nome, é um processo de captação de clientes que se assemelha muito a um funil, onde a superfície é mais ampla e o fundo é mais fino.
Essa é a principal estratégia do conceito de Inbound Marketing, ou seja, Marketing de Atração. Confira abaixo as etapas do funil de vendas e descubra por que ele tem esse nome:
Topo de funil: atração
Nessa fase, o visitante está em busca de informações que possam esclarecer alguma dúvida que já possui. Utilizando os mecanismos de busca, ele acaba encontrando o seu site. Aqui, o principal a ser feito é fornecer conteúdo de qualidade, que realmente o ajude.
Eventualmente, faz-se necessário expor outras possíveis consequências desse problema, ou mesmo desafios que a persona ainda não havia considerado.
Tem o nome de topo de funil, pois aborda assuntos mais genéricos e abrangentes. Esse tipo de abordagem deve representar cerca de 80% da sua estratégia de marketing de conteúdo.
Meio de funil: consideração do problema e soluções
Após consumir diversos textos com foco na identificação de problemas, o lead passou por um processo de educação. Ele consegue compreender, superficialmente, todos os passos que precisa desenvolver para obter sucesso no seu objetivo.
No meio do funil, você oferecerá conteúdos mais aprofundados acerca desses problemas, apresentando possíveis soluções. Esse é o momento em que o cliente passa a considerar os problemas que enfrenta e inicia sua busca por soluções que possam resolvê-los, que é quando você o direciona para a terceira etapa.
Fundo de funil: venda da solução
A jornada de compra do seu lead termina quando ele já aprendeu o suficiente para entender que tem um problema e precisa solucioná-lo. Nesse ponto, você entra em campo demonstrando que sua empresa possui a melhor solução para o que ele deseja, efetuando a venda.
Quais os principais benefícios do funil de vendas?
Ao seguir as etapas listadas acima, os clientes que chegarem no fundo do funil de vendas da sua empresa, certamente estarão muito mais propensos a adquirir de você as soluções de que precisam.
Além disso, com uma estratégia bem planejada, as taxas de conversão são muito maiores, visto que seu negócio já conquistou a confiança dos leads, ao oferecer de forma gratuita informações valiosas.
Sua empresa torna-se mais que um fornecedor de produtos e serviços, e sim uma autoridade no assunto, por abordar com propriedade os temas que o lead tinha dúvidas. Este, deixa de ser apenas um cliente e torna-se um fã.
O funil de vendas, após colocar em prática todas as suas etapas, passa a funcionar de forma automática, sem muita necessidade de novas intervenções, o que contribui efetivamente para a redução dos seus custos com marketing. Isso permitirá que direcione seu foco para a otimização da experiência dos seus clientes ou mesmo para o desenvolvimento de novas soluções que possam agregar valor ao negócio.
A compreensão sobre o que é funil de vendas é apenas o primeiro passo de uma estratégia de marketing digital de sucesso. Aproveite para continuar aprendendo e conheça 7 sacadas para empreender no mundo digital!