SEO e links patrocinados: entenda a diferença!

SEO e links patrocinados: entenda a diferença!

Quem está começando a pesquisar sobre marketing digital certamente já ouviu falar nas estratégias de SEO e links patrocinados. Apesar de parecer fácil de entender, os dois conceitos são um pouco complexos. Mas calma, explicaremos tudo para você!

 

Neste post, vamos mostrar as principais diferenças entre SEO e links patrocinados e quais os benefícios que ambos podem trazer para a sua empresa. Continue a leitura e confira!

 

O que é SEO?

 

O Search Engine Optimization ― em tradução livre, Otimização para os Mecanismos de Buscas ― é uma estratégia utilizada para melhorar o posicionamento de websites e blogs nas plataformas de buscas, em especial o Google.

 

O Google preza por entregar ao usuário os resultados mais relevantes possíveis. Assim, para que o seu website seja ranqueado para exibição nas primeiras páginas, são levados em consideração basicamente 3 fatores de SEO:

 

  • O conteúdo: está relacionado ao grau de relevância do conteúdo publicado, tal como a quantidade de palavras-chave utilizada.

 

  • Link building: é a quantidade de links externos que estão redirecionados ao seu website. Isso significa que quanto maior o número de conteúdos de terceiros linkados à sua página, mais o Google entende que o seu conteúdo é referência em determinado assunto e possui qualidade.

 

  • Experiência do usuário: corresponde à organização do layout, a um código fonte limpo e à URL's amigáveis. Também são levados em consideração aspectos como o tempo de carregamento da página e a responsividade para dispositivos móveis.

 

Quais os principais benefícios dessa estratégia?

 

  • Atração de tráfego apenas otimizado a página web da melhor forma;
  • Geração de leads por meio de uma boa seleção de palavras-chave;
  • Aumento da autoridade e do reconhecimento da marca;
  • Fortalecimento da presença online.

 

O SEO é uma estratégia que surtirá efeitos no longo prazo, pois exige tempo para apresentar resultados concretos, podendo levar até meses para que a página consiga atingir as primeiras posições nos resultados de buscas.

 

O que são links patrocinados?

 

A diferença entre SEO e links patrocinados, é que os links permitem conquistar um posicionamento na primeira página de pesquisa de maneira mais rápida, por meio de pagamento para exibição dos anúncios.

 

Os links patrocinados são capazes de gerar resultados logo no primeiro dia de faturamento, sendo uma ferramenta poderosa para a atração de leads qualificados e o aumento das vendas.

 

Atualmente, as principais plataformas de links patrocinados são:

 

  • Google AdWords;

 

  • Facebook Ads;

 

  • Instagram Ads;

 

  • LinkedIn Ads;

 

  • Bing Ads.

 

Das plataformas citadas acima, o Google AdWords é o mais popular e consolidado como sinônimo de links patrocinados.

 

A grande vantagem do AdWords em relação aos seus concorrentes é que o Google utiliza as milhares de pesquisas realizadas diariamente em sua plataforma para exibir anúncios aos usuários de acordo com as opções de segmentação escolhidas pelo próprio anunciante.

 

Ele é composto por duas grandes redes: a Rede de Pesquisa, que exibe anúncios para usuários que estão pesquisando ativamente sobre algum assunto ou produto, e a Rede de Display, que veicula anúncios para usuários que navegam em websites parceiros do Google, tornando o Google AdWords uma ferramenta de grande alcance.

 

Quais são os benefícios de utilizar os links patrocinados?

 

  • Possibilidade de segmentações bem específicas: público altamente qualificado.

 

  • Controle do orçamento: pagamento apenas pelo clique do usuário, valor este que nunca ultrapassará o orçamento diário.

 

  • Facilidade e precisão na mensuração dos resultados: as plataformas disponibilizam uma ampla variedade de métricas para análise.

 

  • Menores custos: campanhas mais baratas que as ações em mídias tradicionais.

 

  • Resultados mais rápidos que o SEO: com a criação de anúncios relevantes e bem segmentados, a atração de leads torna-se mais rápida e eficiente.

 

No momento de escolher qual das modalidades utilizar na sua empresa, é preciso saber aquela que mais se adapta à realidade do negócio.

 

Diante disso, é importante a contratação de uma agência de publicidade especializada em marketing digital para uma melhor orientação e execução do planejamento de marketing, com constante acompanhamento de um profissional para garantir o sucesso da estratégia de SEO e links patrocinados.

 

Se você gostou deste post e quer ter mais informações sobre como implantar estratégias eficientes na sua empresa, entre em contato conosco!

 

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Flávio Sabugo

Consultor e Palestrante de Marketing. Possui Certificado do Google Adwords - Especialista em Ajudar Empresas a Otimizar Resultados Através da Internet

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