Marketing e Vendas: saiba como deixar os dois times mais unidos do que nunca!

Marketing e Vendas: saiba como deixar os dois times mais unidos do que nunca!

Para alcançar mais eficiência, as empresas começaram a se dividir em departamentos, cada um com a sua devida responsabilidade. O problema é que, com o passar dos tempos, os setores podem acabar se esquecendo que fazem parte do mesmo negócio.

 

Existem medidas para uma boa gestão empresarial , um exemplo é a relação dos times de marketing e vendas, que é extremamente importante para o crescimento da empresa.

 

Se você tem problemas para unir os dois times no seu negócio, confira agora nossas dicas práticas para melhorar a relação entre essas equipes!

 

Marketing e vendas devem trabalhar juntos?

 

É claro que cada time tem a sua função na empresa, mas ambos podem ganhar qualidade em seus processos se perceberem que têm uma meta em comum: gerar receita para a empresa.

 

Na verdade, esse é o objetivo final da empresa e, portanto, deve ser o objetivo de todos os setores. Uma das formas mais eficazes de alinhar o trabalho de marketing e vendas é usando o SLA.

 

O que é SLA?

 

SLA é uma espécie de contrato no qual diferentes setores da empresa estabelecem suas responsabilidades para o desenvolvimento de uma meta em única. Desse modo, é possível desenhar uma estratégia comum e eficiente.

 

Vamos a um exemplo: o time de vendas pode ter como objetivo vender 5 mil produtos. Pensando assim, cabe a eles esse compromisso. A questão é: o que é necessário para bater essa meta?

 

Podemos dar como exemplo: 1 mil leads. Essa necessidade do time de vendas é que vai pautar o time de Marketing. Esse, por sua vez, vai trabalhar para atender a demanda dos vendedores.

 

Reflexão: nesse nosso exemplo, é viável que o marketing trabalhe em uma campanha que não atenda à demanda de 1 mil leads de vendas?

 

Se os dois times trabalharem sem comunicação, cada um seguirá um caminho diferente, e a meta principal da empresa (que é obter receita) não será alcançada.

 

Além do SLA, vamos a outras dicas para integrar marketing e vendas:

 

Marketing e vendas: como unir os times?

 

Melhore a comunicação

 

Quando a empresa tem falhas na comunicação interna, é natural que os setores não saibam da existência uns dos outros. Por esse motivo, é fundamental estabelecer canais de comunicação eficientes, que relatem as metas e planos de cada setor da empresa.

 

Promova a integração

 

Em muitos casos, a única data em que marketing e vendas se encontram é na festa de final de ano. Não permite que isso ocorra na sua empresa! Sempre que possível, realize encontros entre os dois setores para alinhar as ideias e promover networking.

 

Engaje os dois times

 

Vamos voltar ao nosso exemplo do começo do artigo. Imagine que o time de vendas não teve sucesso em sua meta e culpou o marketing por isso.

 

Setores responsabilizando uns aos outros por erros é algo comum no ambiente empresarial. Por isso,n ão estimule a competição interna: um time deve trabalhar pelo sucesso do outro.

 

Marketing e vendas podem — e devem — trabalhar juntos. Quem ganha com isso é a empresa, que aproveita melhor os talentos e internos e tem seus recursos sendo melhor aproveitados.

 

Pense na ineficiência das repartições públicas. Parte desse cenário é fruto da falta de trabalho unificado: um departamento, muitas vezes, não faz ideia do que o outro faz. Com certeza não é o que você deseja para sua empresa, certo?

 

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Flávio Sabugo

Consultor e Palestrante de Marketing. Possui Certificado do Google Adwords - Especialista em Ajudar Empresas a Otimizar Resultados Através da Internet

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