Como expandir meu negócio para o ambiente digital?

Como expandir meu negócio para o ambiente digital?

Há poucos anos atrás, era comum ver empreendedores se aventurando em lojas físicas e franquias, trabalhando exclusivamente off-line. Hoje, porém, os tempos são outros: em busca de mais alcance e expansão, cada vez mais pessoas estão investindo na Internet, migrando seus negócios para o ambiente digital.

 

O problema, no entanto, é que muitos ainda se sentem inseguros para realizar essa transição. Se você tem dúvidas sobre a forma de realizar esse processo, continue a leitura e veja agora o passo a passo para migrar o seu negócio para o ambiente digital:

Analise o seu negócio

 

Antes de começar a investir, é necessário analisar o seu negócio e verificar o que você procura na Internet: você deseja alcançar mais pessoas? Quer menor custo de investimento? Quer reforçar a presença da sua marca? Seja qual for o seu objetivo, é preciso estabelecer metas para focar suas ações on-line em resultados específicos.

 

Busque inovação

 

Se você está se perguntando porque sua empresa deve anunciar no Google, saiba que essa é a ferramenta mais importante do marketing digital hoje. O Google exerce uma influência direta na decisão do consumidor que está à procura de um produto ou serviço, e é fundamental que a sua empresa invista nessas inovações para alcançar seu público.

 

Observe o mercado digital e responda que vantagens o seu negócio oferece, qual segmento você deseja alcançar com seus produtos ou serviços, o que pode ser aprimorado na sua estratégia on-line, entre outras questões relacionadas ao seu setor. Responder todas essas perguntas é fundamental para mapear qual será o percurso do seu projeto no ambiente digital.

 

Pense no produto

 

Antes de iniciar a comercialização dos seus produtos e serviços no ambiente digital, é preciso focar na qualidade do que está sendo oferecido ao consumidor. Como na Internet o seu cliente não terá contato direto com o produto, é preciso ser sincero ao detalhar todas as suas características e funcionalidades. Caso contrário, sua empresa pode perder autoridade e manchar sua reputação on-line.

 

Lembre-se que a autoridade é tudo no ambiente digital: é através dela que você conseguirá chamar a atenção de possíveis clientes e investidores, aumentando o valor da sua empresa e a lucratividade dos negócios.

 

Realize testes

 

Ao lançar seu negócio na Internet, é preciso estar atento às formas de mensurar os resultados das suas ações. Estabeleça metas específicas para cada ação e defina o que você precisa medir para avaliar se ela funcionou ou se precisa de alterações. Isso te ajudará a identificar onde a sua ação falhou, permitindo que você corrija erros e repita o que funcionou. Além disso, esteja disposto a ouvir críticas e feedbacks sempre, refletindo se a sua empresa está de fato entregando o que ela vende.

 

Apresente vantagens competitivas

 

Se você pensa em migrar seu negócio para a Internet, é importante agradar o seu público. Pense no que diferencia a sua empresa da concorrência, por que o cliente deve escolher o seu produto e foque nisso. Fazer promoções, dar brindes ou descontos também é uma ótima forma de chamar a atenção dos clientes e se destacar no mercado.

 

Foque nos resultados

 

O seu negócio virtual está dando certo: você conquistou autoridade, sua loja está vendendo bem e você possui uma boa cartela de clientes fiéis. Agora é hora de descansar, certo?

 

Nem pensar! Por mais que o seu negócio esteja indo bem hoje, é preciso lembrar que a Internet é um espaço dinâmico que está em constante atualização. Por isso, foque nos resultados e pense em maneiras de melhorar ainda mais as suas estratégias.

 

Mas atenção: não pense em crescer sem observar a rentabilidade! Antes de aplicar novas estratégias, analise seu mercado e questione o que você pode alcançar com novas ações.

 

Esteja nas redes sociais

 

A Internet é a vitrine do seu negócio: aqui, seus produtos ficarão expostos 24 horas por dia no mundo inteiro. Por isso, aumentar a presença online da sua empresa é vital.

 

Atualmente, a maioria dos consumidores se encontra nas redes sociais. Este é um ótimo espaço para você divulgar seu negócio: além de ser necessário pouco investimento financeiro, com as estratégias de marketing digital adequadas você conseguirá atingir grande parte do seu público. Os consumidores também valorizam a aproximação que as redes criam com a empresa, então lembre-se de responder as interações e mensagens privadas o mais rápido possível.

 

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Flávio Sabugo

Consultor e Palestrante de Marketing. Possui Certificado do Google Adwords - Especialista em Ajudar Empresas a Otimizar Resultados Através da Internet

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