5 técnicas para aumentar a produtividade em pequenas e médias empresas

5 técnicas para aumentar a produtividade em pequenas e médias empresas

Micro e pequenas empresas têm alguns desafios a mais quando se trata de aumentar a produtividade: equipes reduzidas e acesso a menos tecnologias do que as grandes corporações ditam um ritmo de esforço dobrado para atingir esse objetivo. Mas saiba que existem algumas técnicas que podem suavizar o dia a dia e contribuir para que sua equipe se sinta mais motivada, produzindo mais e fazendo o seu negócio crescer:

Crie um clima organizacional favorável

 

Clima laboral positivo, onde as pessoas se sintam bem, respeitadas e confortáveis é essencial para aumentar a produtividade. Quem se sente pressionado, vigiado o tempo, não trabalha com tranquilidade e acaba cometendo erros.

 

Se é você quem escolhe sua equipe, certifique-se de contratar as pessoas certas, que estejam alinhadas à cultura da sua empresa. Procure sempre estimular a colaboração e elimine as barreiras à comunicação, como divisórias e salas isoladas. Pessoas que interagem com outras ao longo do dia se sentem mais felizes.

Disponibilize uma estrutura física adequada

 

Outro fator que impacta no ambiente de trabalho é em relação à estrutura física: móveis adequados, luminosidade, higiene, ventilação, etc. Uma pessoa que trabalha em um ambiente abafado, com móveis empilhados e luminosidade fraca tem seu rendimento diminuído.

 

Ao projetar o ambiente de trabalho, pense na ergonomia dos móveis, nos espaços de circulação, num projeto de iluminação que favoreça a produtividade da sua equipe. Contar com empresas especializadas em saúde e segurança do trabalho para fazer uma análise desses fatores é sempre uma boa opção.

 

Tenha ferramentas de trabalho atuais

 

Já pensou se sua equipe ainda trabalhasse com máquinas de escrever? Seria o caos, não é? Tecnologias obsoletas, ou a falta de tecnologias, comprometem a produtividade das micro e pequenas empresas.

 

Realizar mais com menos depende de ferramentas de otimização de processos, como sistemas de gestão (ERP), sistemas de relacionamento com os clientes (CRM), automação de marketing, entre outros.

 

Se você ainda não conta com esse tipo de solução na sua empresa, avalie o investimento. Com menos trabalho manual e burocrático para se preocupar, sua equipe produzirá mais e com melhor qualidade.

 

Trace metas individuais

 

Um salário fixo é bastante atraente para a maioria dos profissionais que estão no mercado, mas ele também pode gerar comodismo, afinal, tenha bons resultados ou não, o salário será sempre o mesmo.

 

Uma forma de estimular a produtividade na sua empresa é criar metas individuais e coletivas atreladas à remuneração, como bônus e comissões. Quem atinge 100% da meta recebe 20% a mais no salário, quem atinge 80% da meta recebe 10% a mais e quem fica abaixo da meta não recebe a bonificação.

 

A competitividade saudável é aquela que leva as pessoas a superarem a si mesmas, o que ocorre neste caso. Quem não atingiu a meta neste mês analisará suas falhas para melhorar no mês seguinte e assim por diante.

 

Faça uma boa gestão

 

A liderança faz toda a diferença na produtividade das pessoas, pois elas se espelham no líder para agirem conforme ele age. Se você cobra que todos os funcionários da sua empresa estejam às 8 horas em ponto em seus postos de trabalho, faça o mesmo, seja o exemplo.

 

Procure aprender melhores práticas de gestão e implemente na sua empresa, sempre pensando em tornar o ambiente de trabalho mais amigável e produtivo. Ouça sua equipe, dê e receba feedback e valorize as pessoas que contribuem para o sucesso do seu empreendimento.

 

Gostou dessas técnicas para aumentar a produtividade na sua empresa? Gostaria de compartilhar outras ideias a este respeito? Deixe seu comentário!

Flávio Sabugo

Consultor e Palestrante de Marketing. Possui Certificado do Google Adwords - Especialista em Ajudar Empresas a Otimizar Resultados Através da Internet

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.